Soluções práticas que vão deixar sua casa muito mais aconchegante para receber o frio
O inverno só começa em junho, mas antes disso já é possível preparar a casa para os dias em que a frente fria resolve aparecer. Não são necessárias grandes reformas, adicionando cores, tapetes e outros itens bem pensados é possível transformar até as salas mais frias.
Abaixo selecionamos 10 soluções práticas e charmosas para que sua sala vire o ambiente mais aconchegante da casa – perfeita tanto para receber os amigos quanto para assistir uma série deitando no sofá.
1. Mantas de tricô
Essa sala de estar com paredes brancas e muitas plantas é um belo exemplo de como o tricô transforma um ambiente. Jogando uma manta em cima da cadeira ou apenas mudando as capas da almofada por uma que use a técnica, sua sala já fica muito mais aconchegante e quentinha. E para o efeito ser perfeito vale dar preferência para a lã, claro, e para as peças em que os pontos são maiores e ficam amis aparentes.
2- Cores Vivas
Nem só as cores escuras são capazes de aquecer um ambiente. Cores vivas, como o amarelo, também possuem esse poder sem que você tenha que abrir mão da leveza das paredes brancas (ou mais claras). É o que faz, por exemplo, este sofá e essa poltrona – que também trazem um toque de modernidade para um ambiente atual, mas cheio de detalhes rebuscados no teto e nas paredes.
3- Veludo
Apesar de ser azul, cor que tradicionalmente esfria o ambiente, o veludo, aqui presente no do sofá e nas almofadas, é um tecido que traz, ao mesmo tempo, sofisticação e aconchego ao ambiente. Uma bela opção para quem quer uma sala mais arrumada, sem deixar de ser confortável e quentinha.
4- Livros
Até mesmo a sala com piso de concreto desta linda casa modernista ganhou um ar mais aconchegante com uma estante repletas de livros. Ótimos para aquecer o ambiente eles ainda podem ser usados em mesas de centro ou até mesmo no chão – em pequenas pilhas que podem até servir de mesas de apoio.
Vale lembrar também que, caso você já tenha abolido o papel da sua casa, outros objetos que trazem a tona nossa memória afetiva como discos, por exemplo, também podem cumprir muito bem essa missão.
5- Couro
O Couro é outro material que aquece significantivamente os ambientes. Apesar de não ter a mesma textura aconchegante da lã e do veludo, quando usado em tons mais fechados e terrosos, como o marrom ou o caramelo, ele tem um efeito bastanet acolhedor. E, claro, ele pode estar presente no sofá, como na foto, mas também em almofadas, poltronas, pufês e até detalhes menores.
6- Madeira
Os tons claros dessa sala são aquecidos não só pelo tapete ou o contraste com o cinza escuro do sofá, mas principalmente pela mesinha de chá que leva a madeira, revestimento famoso por aquecer ambientes, para o centro da decoração.
7- Texturas
Além do couro e da madeira, essa sala ganhou um ar ainda mais aconchegante graças ao tapete e os outros itens de sisal – que adicionam textura e rusticidade ao ambiente, itens que sempre aquecem a decoração.
O sisal é uma solução bastante prática para preparar a casa para o inverno, mas caso você esteja com pique para uma grande transformação pode incluir texturas diferentes usando revestimentos diversos, como pedras, ladrilhos hidráulicos ou os super populares tijolinhos aparente.
8- Tapetes
Independentemente do estilo, tapetes são uma solução certeira para aquecer os ambientes. Mas, é preciso admitir que, como dá para perceber neste ambiente, decorado com cores claras e tons pastel, quanto mais macio for o material, mas aconchegante sua sala vai ficar e menos você terá que investir nas cores mais escuras.
9- Peles falsas
Tendência nas decorações mais descoladas as peles falsas pode estar jogadas no sofá, na mesa ou até mesmo no chão, como um tapete, e funcionam como um casaco para a sua sala. Embora não funcione como um manta, com a qual você pode se cubrir, o item deixa o local onde estiver muito mais convidativo, além de mais confortável.
10- Sobreposição
Para a casa dos mais friorentos, talvez apenas um dos truques não seja o suficiente. Nestes casos, vale também lançar mão da sobreposição e colocar mais de um tapete no chão ou mesmo misturar o tricô e a pele falsa no sofá para deixá-lo extra quente, confortável e convidativo.
Créditos: Casa Vogue