A Academia Brasileira de Neurologia (ABN), com o apoio da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), lançou a campanha “Não dê carona ao sono!”
A noite passada foi maldormida e o dia, exaustivo. Se você volta para casa dirigindo, cuidado: o cansaço é responsável por cerca de 20% dos acidentes de trânsito no Brasil. Pensando nisso, a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), com o apoio da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), lançou a campanha “Não dê carona ao sono!”. A diretora da ABN Lucila Prado sugere algumas dicas para você manter os olhos bem abertos e não vacilar ao volante.
1. Pare em uma loja de conveniência e beba um café bem forte. Como a cafeína leva 30 minutos para surtir efeito no organismo, nesse período de espera tire um cochilo. E lembre-se: a mãozinha extra do estimulante dura só uma hora.
2. Tenha um acompanhante na viagem (ou ligue para uma amiga pelo Bluetooth do carro). Conversar acelera o pensamento e ativa o cérebro.
3. Esqueça a tática de ouvir música alta ou mascar chiclete. Apenas 10% dos motoristas se beneficiam com essas atitudes. Vento na cara também está fora de cogitação.
Créditos: Boa Forma