O Volkswagen Arteon ainda não é um carro que conta com um sistema pleno de condução autônoma, mas ele já conta com recursos nesse sentido. O sedan, que foi apresentado no Salão de Genebra, conta com um recurso que é capaz de reconhecer se um motorista desmaiou ao volante e, em seguida, delicadamente conduz o carro para fora da estrada.

O sistema é chamado de Emergency Assist 2.0 e coordena funções de quatro programas de assistência a condução existentes: Adaptive Cruise Control, Side Assist, Lane Assist e Park Assist. O Arteon vai notar se o condutor não está mais acionado o acelerador, freios ou volante durante um determinado período de tempo, e ele vai tentar “acordar” a pessoa com sons, indicações visuais e até mesmo um toque de freio.

Caso isso não funcionar, o Emergency Assist 2.0 assume: aciona luzes de emergência, conduz o carro para uma posição segura e o para.

O sistema utiliza o Lane Assist para reconhecer as marcações de pista e Park Assist para estacionar o carro. Além disso, o radar do Adaptive Cruise Control e Side Assist ajudam a garantir que o Arteon não vai bater em outros veículos.

Créditos: Car