Em apenas sete meses de obra, a arquiteta Bibiana Menegaz realizou o desafio de adequar o imóvel de acordo com o desejo do morador, que buscava um lar funcional, integrado, aconchegante e minimalista

Em busca de um lar funcional e integrado para receber vários amigos ao mesmo tempo, o morador deste apartamento de 130 m², no bairro Bom Fim, em Porto Alegre, entregou o desafio nas mãos da arquiteta Bibiana Menegaz.

Dos anos 1980, o imóvel tinha muitas divisões na planta original. Por isso, foi preciso realizar uma análise preliminar antes da obra para garantir que nenhuma parede estrutural fosse derrubada durante a reforma.

Com o diagnóstico em mãos, foi possível seguir com a ideia de integrar os ambientes: a cozinha e um dos quartos passaram a fazer parte do living, criando um ambiente maior e sem divisórias. O único elemento que separa visualmente os ambientes é a ilha para o preparo das refeições.

Em relação a decoração, o morador estava em busca de conforto e personalidade, mas sem exageros. A solução encontrada foi criar uma atmosfera minimalista, com tons neutros. Bibiana apostou no preto, madeira e cinza. Repare que entre as vigas do tetos, foram instaladas diferentes tipos de forros, que parecem flutuar.

Confira o projeto completo:

SALA DE JANTAR: Mesa de jantar de tauari e concreto, da Mezas. Cadeira Anita, da Oppa. Pendente da Cloche Bouquet. Quadros de Marcio Pontes para Gama Concept (Foto Marcelo Donadussi/Divulgação)

COZINHA: O móvel atrás da ilha, desenhado pela arquiteta Bibiana e executado pela Dellanno, oculta armários e a passagem para a área de serviço. Bancada de corian e cuba usinada, executadas pela Loja Eterna. Banquetas da Gama Concept (Foto Marcelo Donadussi/Divulgação)

ÁREA DE SERVIÇO: O corredor para a área de serviço conta com um depósito. Armário lateral de lâmina melamina goya, desenhado pela arquiteta e executado pela Dellanno. Bancada de mármore branco itaúnas, com tanque usinado, executado pela Donadello Mármores (Foto Marcelo Donadussi/Divulgação)

BANHEIRO SOCIAL: Paredes de porcelanato retificado Danton Noir, da Portobello. Bancada Vulcana Stone Branco White Regolare, executada pela Donadello Mármores. Na área molhada, piso e parede de porcelanato retificado Imbuia Clara, da Portobello (Foto Marcelo Donadussi/Divulgação)

QUARTO: Cabeceira e armário desenhados por Bibiana e executados pela Dellanno. Quadro Memories of Ney York da Gama Concept (Foto Marcelo Donadussi/Divulgação)

SUÍTE: Armário de MDF, revestido com melamina vinil, desenhado pela arquiteta e executado pela Dellanno. Bancada da pia Vulcana Stone Branco White Regolare, executada pela Donadello Mármores. Paredes de porcelanato Danton Noir, da Portobello. Na área molhada, paredes e piso de porcelanato Imbuia Clara, da Portobello (Foto Marcelo Donadussi/Divulgação)

HOME OFFICE: Também utilizado como quarto de hóspedes, a mesa e a cama são de MDF e foram revestidos com melamina ópera. Quadros de Marcio Pontes para Gama Concept (Foto Marcelo Donadussi/Divulgação)

Créditos: Revista Casa e Jardim