A Fiat Chrysler do Brasil apresentou ontem as imagens oficiais de dianteira e traseira do seu novo modelo compacto o Argo – o qual tem grande inspiração nas linhas do Hyundai HB20, seu principal concorrente, como mostraremos neste artigo.

A inspiração do Argo no Hyundai HB20 tem a sua lógica. O modelo coreano é vendido em 217 concessionárias no Brasil, e fechou 2016 com 121 mil unidades comercializadas – 32 mil a menos que o Onix, que conta com uma rede bem maior – cerca de 600 autorizadas.

Dessa forma, se o HB20 vende 22% menos em uma rede 63% menor, um modelo com as mesmas características do HB20 vendido em uma rede bem maior – como a da Fiat – poderia disputar com o Onix a liderança do mercado brasileiro, o que pode ter levado a Fiat a pensar: “Se a Hyundai não consegue emplacar a liderança por conta do tamanho da rede,Por que não eu, eu, eu, porque não eu?‘”?

E esse pode ser um dos motivos que explicam a inspiração que as linhas do Hyundai HB20 parecem ter exercido sobre os designers do Fiat Argo, como sugere uma comparação direta entre os dois.

A dianteira do Fiat Argo, por exemplo, conta com faróis em formato horizontalizado que avançam no para-lama até praticamente a metade do capô do motor, em um desenho muito similar ao usado pela Hyundai no HB20.

Já na lateral temos outros aspectos que mostram semelhança do Argo com o HB20, como a linha de cintura elevada que termina como uma continuidade das lanternas traseiras.

Além disso, nas porções inferiores das duas portas observam-se chapas conformadas com largos sulcos longitudinais.

E, por fim, na traseira as lanternas revelam outra influência do design do HB20 sobre o Argo. Nos dois casos temos um formato horizontal, tri-dimensional que complementa o desenho dos para-lamas traseiros.

Dessa forma, observa-se que o desenho do Fiat Argo pode ser entendido como derivado das linhas do Hyundai HB20, porém com uma abordagem mais arredondada.

Conclusão

Ao buscar inspiração no Hyundai HB20, o Fiat Argo – com dimensões ligeiramente maiores (cerca de 13 cm a mais no comprimento) – torna-se não só um concorrente, mas também uma opção deupgrade para os atuais donos de Hyundai HB20 e Chevrolet Onix, conferindo potencial para disputar as posições mais elevadas do ranking de vendas brasileiro.

Créditos: Car