Alguns o consideram rígido e sem alma, mas esses espaços decorados com cores suaves, linhas limpas, concreto e madeira provam que o minimalismo é encantador
Linhas limpas e retas, concreto, paletas de cores suaves e neutras, grandes janelas e muita luz natural… Estas são as características de uma decoração minimalista, que resumem a famosa frase proferida pelo arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe, mestre do minimalismo: “Menos é mais”.
Alguns interpretam o estilo como rígido, duro, sem alma. Mas os espaços a seguir vão provar que há uma beleza encantadora no minimalismo.
1. Haus Roy de btob architects em Schaffhausen, Suíça
As grandes janelas da casa criam uma ligação dos interiores com o exterior, uma vila histórica na Suíça.
2. Life House de John Pawson em Lancaster, Reino Unido
Situada no meio das colinas do País de Gales, esta casa foi feita para ser um retiro. Contemplar os arredores é um presente. O projeto é do arquiteto John Pawson em colaboração com o filósofo Alain de Botton. A casa tem influência do design japonês e da arquitetura dos monges beneditinos. Tijolos brancos e muita madeira são alguns dos materiais presentes no décor.
3. Verandas de Gus Wuestemann Architects em Erlenbach, Suiça
Os interiores são planos e suaves e há intenso uso do concreto. Grandes aberturas nas paredes e no teto dão vazão para luz natural em abundância, clareando o local.
4. SUMIYOSHIDO de id inc em Aichi, Japão
Um tom de verde hortelã e linhas limpas compõem o interior deste espaço dedicado à medicina alternativa. O interior monocromático transmite calma e traduz o propósito do local: a cura. As gavetinhas na parede recebem ervas que são prescritas aos pacientes.
5. Luker House de Jamir Gobert Architects em Londres, Inglaterra
Construída para um poeta na região espanhola de Aragão, a casa é cheia de linhas limpas e apresenta uma paleta de materiais predominantemente brancos. A única exceção são as cadeiras desenhadas por Mies van der Rohe, cujas formas se destacam no ambiente.
7. Hong Kong Art Storage de prenda em Hong Kong, China
É um projeto conceitual e a grande caixa de cobre aquece o ambiente de concreto bruto. O módulo compacto se transforma quando desmembrado.
8. BHMM House de Estudio Ji em Altea, Espanha
O décor do interior do apartamento tem uso restrito de materiais e cores. No projeto, painéis de madeira controlam a privacidade dos cômodos. Quando completamente abertos, o apartamento torna-se um espaço contínuo e fluido.
9. Passivhaus Vogel de Diethelm & Spillmann Architects em Mostelburg, Suíça
O discreto interior com painéis de madeira natural cria molduras para a vista das montanhas ao redor. A decoração minimalista evidencia o desenho dos móveis.
Fonte: Architizer