Modelo atual deixou a tabela de preços e será substituído em breve

A Audi planeja lançar o novo Q5 por volta de agosto deste ano. O modelo de geração atual tem pouquíssimas unidades em estoque e já saiu da tabela deste mês. O lançamento promete dar um novo fôlego ao fabricante entre os utilitários e crossovers médios de luxo. Apresentado no Salão de Paris de 2016, o Q5 mudou bastante em relação ao modelo de primeira geração.

Para começar, o modelo ficou 90 kg mais leve. É um adulto corpulento de diferença. A fabricação fica por conta da planta de San José Chiapa, no México, onde o carro é feito sobre a base MLB, a mesma arquitetura modular para motores longitudinais que serve o novo A4. Isso dará uma mão e tanto no desempenho, com a ajuda da tração integral quatro.

A principal versão a ser vendida por aqui continuará a ser movida pelo motor 2.0 TFSI E888 com turbo e injeção direta, o mesmo que equipa o A4 Ambition e o A6 Ambiente – confira a avaliação. É uma versão mais evoluída do propulsor do Volkswagen Passat e Golf GTI. São 252 cv e 37,7 kgfm de torque entre 1.600 e 4.500 giros, acoplado ao reconhecido câmbio de dupla embreagem e sete velocidades. Estamos falando de um conjunto capaz de ir de zero a 100 km/h em 6,3 segundos e chegar à velocidade máxima de 237 km/h.

Além do quatro cilindros, podemos esperar pelo retorno do SQ5, que carrega mais pesado na pimenta graças ao 3.0 V6. O seis cilindros trocou o compressor volumétrico utilizado anteriormente por um turbo twinscroll, tudo para atingir 354 cv e 50,1 kgfm de lineares 1,370 a 4,500 rpm. A arrancada até os 100 km/h é despachada em 5,4 s e a velocidade máxima é limitada a 250 km/h eletronicamente.

O interior tem central multimídia de 8,4 polegadas e quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas. Luxos como sistema de som Bang&Olufsen e faróis e lanternas em leds farão parte do cardápio. Curiosamente, a central multimídia MMI não ganhou tela sensível ao toque: há um novo trackpad enorme logo à frente da alavanca de câmbio para fazer a interface.

Créditos: Revista Auto Esporte