Quando pensamos em meio ambiente, dificilmente ligamos o assunto ao mundo da moda. Pensamos em água, florestas e animais. Mas todos esses tópicos citados estão ligados a indústria fashion, que é a segunda maior poluente depois do setor do petróleo.

De acordo com os especialistas em previsões de impactos ambientais do Global Fashion Agenda e do Boston Consulting Group, duas das maiores iniciativas que trabalham para deixar a moda mais sustentável, até 2030 as emissões de carbono do setor fashion podem crescer mais de 60%. A saída dos Estados Unidos do Acordo Climático de Paris piora a situação pois, sem a fiscalização do governo, as empresas visarão apenas agilidade e lucro na produção, e não o impacto causado no meio ambiente pelo processo de produção.

Um forte pilar capaz de auxiliar a moda a permanecer no caminho da sustentabilidade é o consumidor, que, devido a crise econômica, procura meios de usar e reutilizar suas roupas, sapatos, acessórios. Outro pilar são os próprios estilistas e as grandes marcas, como a Tiffany & Co que publicou no jornal The New York Times uma propaganda pedindo para que o presidente Donald Trump continuasse cumprindo o acordo climático.

Declaração da Tiffany & Co. para Donald Trump (Tiffany/Divulgação)

Marcas como Nike e a GAP, também se pronunciaram confirmando que continuarão na busca pela redução de seus impactos ambientais. O chefe executivo da Kering, Francois-Henri Pinault, se pronunciou pelo Twitter com a seguinte mensagem: “Sr. Presidente, nos anos ’60, a América estava andando na Lua. A nova fronteira é a sustentabilidade.”

Recentemente a renomada estilista Vivienne Westwood, em um de seus desfiles para sua nova coleção, pediu para que as pessoas parassem de consumir. “Comprar menos e escolher qualidade significa que designers podem fazer moda melhor, não apenas tocar o mercado com marketing e interesses comerciais”, disse Vivienne. O caminho é longo e cheio de buracos, mas a indústria da moda está lutando para continuar seguindo em frente e, é sempre bom lembrar que parte dessa evolução também conta com a ajuda dos consumidores.

Vivienne Westwood (Agência Fotosite)