Quando falamos sobre Barcelona para um brasileiro, é bem provável que a primeira coisa que venha à cabeça seja o mundo dos esportes. Afinal, a cidade abriga um dos maiores clubes de futebol do planeta que tem na sua história grandes jogadores brasileiros, foi sede das Olimpíadas de 1992, além de abrigar outros eventos esportivos das mais diversas modalidades, como campeonatos europeus de poker. Além disso, a equipe de basquete da cidade é uma das mais vencedoras do cenário espanhol e com muita relevância no cenário internacional.
Mais do que uma destino popular pela diversidade esportiva, a arte da capital da Catalunha é um dos destaques da cidade. E não são poucas as atrações turísticas, pois há opções para todos gostos e que se encaixam no estilo de pessoas diferentes.
Entre o belíssimo Parque Güell e as construções de Antoni Gaudí, os museus de Barcelona abrigam obras inestimáveis e merecem, claro, uma visita. Ir a Barcelona e não conhecer o lado artístico aflorado dessa cidade não é uma visita completa. Selecionamos alguns dos mais populares e interessantes museus da cidade para falarmos hoje. Confira:
1 – Fundação Miró
A Fundação Miró (Fundació Joan Miró) tem seu nome, claro, do pintor Joan Miró, nascido na cidade de Barcelona. Um dos expoentes do movimento surrealista, Miró idealizou o espaço como um ponto de reunião de arte de todos os cantos do planeta.
Com um enorme acervo de Miró e exposições sazonais, por apenas 12 euros você pode conhecer melhor a obra e o projeto de um dos nomes mais famoso da arte catalã. Com um preço baixo, o custo-benefício para ver as obras de Miró é muito bom para os apreciadores da cultura.
2- Museu Picasso de Barcelona
Dos pintores espanhóis mais famoso, sem sombra de dúvidas Pablo Picasso está entre eles. O Museu Picasso abriga, em seu acervo permanente, quadros e ilustrações de todas as fases artísticas do pintor, com mais de 3.000 trabalhos.
“As Meninas”, uma das obras mais populares do artista, está em exposição neste museu, mas cuidado: pelo renome de Pablo Picasso, é normal ter muitas filas.
3 – MACBA – Museu D`Art Contemporani de Barcelona
O MACBA (Museu D`Art Contemporani de Barcelona) é outro dos museus mais populares de Barcelona, sendo reconhecido mundialmente por sua relevância. Exclusivo para as obras realizadas na segunda metade do século XX, o museu abriga as obras das vanguardas europeias e os produtos concretizados na busca pela nova identidade da arte.
Para quem gosta de arte moderna e contemporânea, é uma excelente pedida. Um lugar perfeito para apreciar a arte, ou também passar o tempo em um encontro.
4 – Museu D’Història de Barcelona
Para quem é menos interessado em artes, o Museu D’Història traz a história da cidade. O museu conserva uma quantidade significativa de objetos vinculados à vida da cidade, as festas e tradições que moldaram Barcelona.
Para os que se interessam por história, em especial por uma tão rica quanto a de Barcelona e a da Catalunha, o MUHBA pode ser ideal para você. Uma cidade que respira arte e casa de obras que são históricas, Barcelona tem um lado artístico muito forte e bonito que torna esse lugar ainda mais especial.
5 – Teatre-Museu Dalí
Se já falamos de Picasso e Miró, não podemos esquecer também de outro famoso artista catalão: Salvador Dalí. O museu em homenagem ao seu legado não está propriamente em Barcelona – mas é teoricamente perto e boa pedida para quem tiver ido para a cidade e tenha alugado um carro. Se não quiser fazer uma road trip, o Teatre-Museu Dalí está a apenas uma hora e meia de trem em Figueres, cidade-natal do pintor.
Além de ser onde Dalí nasceu, Figueres e seu museu abrigam a maior coleção de trabalhos do pintor. Conhecido por seu trabalho surrealista, Dalí também teve experiências com o cubismo, dadaísmo e simbolismo.
6 – Museu Marítim
Por fim, depois de falarmos sobre tantos artistas, falemos de algo mais casual na história da cidade. Barcelona é uma cidade portuária, acredite ou não – e a história marítima da cidade tem um museu para chamar de seu.
O Museu Marítim cobre a história marítima da cidade e da Espanha – contando o rico passado da região, desde o início das Grandes Navegações até hoje. Mas não só: lá existe uma estátua em homenagem a Cristovão Colombo, navegador genovês que foi o primeiro responsável pela expansão do império espanhol – e que você talvez reconheça também por ter descoberto a América em 1492.
Depois da visita ao museu, que abriga vários artefatos marítimos e históricos, você ainda pode dar um agradável passeio pela marina e sentir a brisa do Mediterrâneo.
Créditos: Follow The Colour