Com a chegada do frio, aposte nestes itens para transformar a casa em um refúgio cheio de conforto
É normal passarmos mais tempo em casa durante os meses frios. Então, por que não complementar o décor e deixar os ambientes ainda mais aconchegantes? Confira, abaixo, oito ideias para aquecer a casa no inverno:
1. Invista em mantas, tapetes e tecidos confortáveis
“Trabalhar com itens que tragam aconchego e aqueçam o ambiente, como mantas, almofadas e tapetes é uma boa alternativa”, explica a arquiteta Sabrina Becker. Vale aumentar o número de almofadas no sofá e até adicionar novos tapetes no quarto.
2. Prefira a madeira
Isolante térmico natural, a madeira é conhecida por aquecer os ambientes. Assim, prefira o material quando for decorar durante o inverno, seja no mobiliário ou nos objetos.
Por que não usar a iluminação para reforçar o conforto? “Sugerimos trabalhar com lâmpadas em tons de amarelo e âmbar, que ajudam a propiciar uma atmosfera mais quente”, recomenda Sabrina.
4. Aposte no hygge
Pronunciado ‘hoo-ga’ ou ‘hue-gah’, o conceito não tem tradução exata, mas remete ao sentimento e à atmosfera confortável e acolhedora – seja ela em um banho de banheira, uma leitura em uma poltrona favorita ou um jantar à luz de velas ao lado dos amigos.
Quem tem banheira em casa pode caprichar e usar sais diferentes, assim como flores e velas. Que tal aproveitar e ler um bom livro enquanto relaxa?
6. Decore com flores e velas
“Usar flores em cores quentes na mesa ajuda a aquecer todo o cômodo. Espalhar velas em cantos ou prateleiras garantem um toque muito especial”, conta arquiteta Marcia Campetti. O mesmo vale no banheiro e, principalmente, no lavabo para adicionar um toque especial para as visitas.
Ecológicas, elétricas ou tradicionais, as lareiras são ótimas aliadas nas noites frias. O mesmo vale para os aquecedores. Tem coisa mais gostosa do que sentar na frente de uma fonte de calor e tomar um chá ou chocolate quente?
8. Considere instalar piso aquecido
Na hora de trazer calor ao ambiente, considere a possibilidade de instalar um piso aquecido. “Os aquecedores ressecam muito o ar. Já com o piso o aquecimento ocorre de baixo para cima, sem retirar a umidade do ar local. Apesar do sistema de aquecimento de piso ter, inicialmente, um investimento um pouco maior, a durabilidade sem manutenção compensa o gasto. Para pessoas que possuem problemas respiratórios, o ideal é o piso aquecido”, ressalta Igor Kaufeld, sócio-proprietário da Heime Climatização e Automação.
Créditos: Casa Claudia