A nova geração do BMW X3 foi revelada oficialmente, mas nem espere grandes revoluções na parte de fora: como já é tradição para os bávaros, a novidade manteve parte das proporções do modelo antecessor. Mais equipado e maior, o utilitário tem a apresentação para o público marcada para o mês de setembro, durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha.
Por fora, se destacam os novos faróis com iluminação por leds – que, ao menos na Europa, serão oferecidos como opcionais em algumas versões –, além da grade dianteira mais bojuda. Segundo o fabricante, a aerodinâmica está melhor e a distribuição de peso se manteve em 50:50, apesar do acréscimo de cinco centímetros no entre-eixos (agora, são 2,86 m).
Do lado de dentro, o painel manteve o mesmo estilo dos últimos lançamentos da marca, inclusive com alguns “mimos”, como o quadros de instrumentos digital semelhante ao do Série 5 e o novo sistema multimídia com tela de 10,2 polegadas. Além disso, a marca destaca os novos revestimentos da cabine e ar-condicionado digital de três zonas (opcional).
Não bastasse a redução de até 55 kg na balança, de acordo com a BMW, o utilitário poderá ser equipado com novos itens de segurança, como o controle de velocidade adaptativo. Também haverá funções semi-autônomas capazes de controlar a direção, evitar colisões laterais, permanecer na faixa por conta própria e auxiliar o motorista em ultrapassagens.
Serão oferecidas três opções a gasolina: M40i, com motor biturbo 3.0 de seis cilindros de 360 cv de potência, além das versões 2.0 com quatro cilindros xDrive30i (252 cv), xDrive20i (184 cv) e sDrive20i (184 cv). Também haverá duas versões turbodiesel, sendo uma xDrive30d 3.0 de seis cilindros com 265 cv e outra xDrive20d 2.0 de quatro cilindros com 190 cv.
Créditos: Revista Auto Esporte