A comunicação oral é de extrema importância para a vida humana. No ambiente corporativo, falar de forma clara e adequada se torna um fator de influência sobre quem recebe a informação.
A voz é um elemento integrador da identidade do indivíduo, ela faz com que as pessoas te identifiquem. Dessa forma, é necessário ter alguns cuidados vocais para preservar esse precioso instrumento, sem esperar que problemas surjam para começar a pensar sobre o assunto.
Para aprimorar a dicção deve-se ter disciplina e dedicação, é importante lembrar que o acompanhamento de um profissional fonoaudiólogo é de extrema importância, já que cada indivíduo tem sua particularidade. Para uma boa dicção e voz é necessário ter uma respiração correta, relaxar a musculatura, aquecer os músculos faciais e articular adequadamente as palavras.
Exercícios para melhorar a dicção
Conversando com a fonoaudióloga Flávia Pimenta, separamos exercícios simples e que podem ser feitos todos os dias.
“Manter uma boa postura, hidratar bem o trato vocal, beber água em temperatura ambiente. Evitar alimentos gordurosos e gelados, diminuir a ingestão da cafeína, evitar ar condicionado e não fumar. São atitudes que fazem toda a diferença se feitas todos os dias”, explica Flávia Pimenta.
Dica 01 – Com os dedos apoiados no nariz (polegar e o indicador), sem colocar muita força, tente emitir um som como se fosse de abelha por cerca de 30 segundos. Os lábios permanecem selados, e o som deve ser nasalizado. Após isso, fique 01 minuto em silêncio. Repita o exercício três vezes.
Dica 02 – Com um lápis (ou uma rolha) entre os lábios, leia os seguintes trava-línguas:
- A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha;
- O rato, ratazana, o ratinho, roeram as rútilas roupas e rasgaram as ricas rendas da rainha dona Urraca de Bombarral;
Dica 03 – Inspire e em seguida solte o ar vibrando os lábios. Descanse e repita três vezes.
Dica 04 – Tente emitir os fonemas: “i” e “u” 10 vezes de forma EXAGERADA, até esgotar o ar. Repita três vezes o exercício.
Dica 05 – Pronuncie as sílabas: PA – TA – CÁ, PE – TÉ – KE, PI – TI – KI, PÓ – TÓ- KÓ, PU – TU – KU. Repita três vezes. Fique em silêncio. Repita novamente três vezes.