Época mais fria do ano faz com que tenhamos a tendência de exagerar na comida e relaxar nos exercícios físicos. Nutricionista da clínica Ravenna dá dicas para não perder o pique na estação
Inverno chega e, com ele, o abandono da dieta. São fondues, chocolates quentes, bebidas alcoólicas e até mesmo festas juninas e julinas. Tudo isso contribui para que o corpo sofra as consequências. Sendo assim, a nutricionista Isadora Fadul, do Centro Terapêutico Dr. Máximo Ravenna, dá dicas valiosas para não perder os bons hábitos alimentares no inverno.
Segundo ela, é importante manter o corpo hidratado e quente. “Apesar de a sensação de sede diminuir, o tempo frio e seco favorece a desidratação, aumentando o risco de doenças e mau funcionamento renal. Mas é necessário evitar bebidas açucaradas.” Ao contrário do que muitos pensam, as bebidas alcoólicas não aquecem, pois provocam uma vasodilatação, fazendo o corpo perder calor e se desidratar. Alimentos ricos em vitamina D devem ser incorporados na dieta, pois, nesta época do ano, a exposição solar diminui substancialmente.
Além disso, o calor dos alimentos quentes dá uma sensação de conforto, pois eles demoram mais a sair do estômago, contribuindo para a sensação de saciedade. “A sopa de legumes também é uma excelente opção hidratante, rica em nutrientes.”
E é igualmente importante aumentar a imunidade, para evitar gripes e resfriados. “Alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes são imprescindíveis. Há o abacaxi, a banana, a maçã, a pera, o rabanete, a romã, a abóbora, o agrião, o aipo, a alface, a beterraba, o brócolis, a cebola, a cenoura, a couve, a espinafre, o nabo e a rúcula.”
Créditos: Divulgação