A arte de viajar requer saber a hora certa para apreciar um momento mágico – e, também, para captar a fotografia perfeita. Para isto, nenhum instante é mais propício do que a hora do pôr do sol (o nascer do sol também tem suas qualidades, mas quem quer acordar, durante suas férias, às 5 da manhã?).
Nas fotos abaixo, conheça destinos que ficam ainda mais bonitos na hora em que o dia acaba. E não se preocupe: todos eles oferecem mirantes perfeitos para este momento mágico.
Tem dias que o céu permite, a terra do sol nascente também pode se transformar na linda terra do sol poente. E não há melhor lugar para admirar este momento do que a Tokyo Sky Tree, torre com nada mais de meio quilômetros de altura (634 metros) que fornece uma visão panorâmica da monstruosa metrópole nipônica. O andar de observação aberto a turistas fica a 450 metros de altura e pode comportar até 2.000 visitantes. E o interessante é saber que, enquanto o sol de pôe no território japonês, eles está em processo de nascimento no Brasil.
2. Monument Valley – Estados Unidos
O Monument Valley, deserto repleto de formações rochosas imponentes localizado entre os estados norte-americanos do Arizona e de Utah, ganha uma coloração fascinante durante pôr do sol. A região é atravessada pela rodovia 163, que proporciona lindas viajantes estradeiras para quem se dispõem a explorar (de moto ou carro) a área. O Monumento Valley é, sem dúvida, um dos grandes cartões-postais do oeste dos Estados, competindo em beleza com lugares como o Grand Canyon.
Se você é fã de música grunge, da Boeing, da Amazon ou do Starbucks, não deixe de visitar Seattle, destino no noroeste dos Estados Unidos que agrupa em seu entorno a gênese de todas estas entidades. Na cidade, além de visitar locais como o mercado Pike Place Market e o Crocodile Cafe (bar onde tocaram Nirvana e Alice in Chains), dê uma subida ao topo da Space Needle para ver o pôr do sol sobre a região. A torre, que realmente parece haver chegado do espaço sideral, tem quase 190 metros de altura, um restaurante giratório e um espaço que permite ver toda Seattle escurecendo sob a luz alaranjada do final do dia.
Território ultramarino da França, o arquipélago da Polinésia Francesa exibe, durante o dia, algumas das paisagens mais paradisíacas da Terra: são praias de areia branca e enormes coqueiros banhadas pela água cristalina, calma e hipnotizante do oceano Pacífico Sul — que, após a as barreiras de corais que cercam as ilhas, se transformam em piscinas naturais perfeitas para um mergulho. Após passar a manhã e a tarde se bronzeando e nadando no mar, os turistas da Polinésia não podem perder o pôr do sol do local. Seja no Tahiti (na foto), em Bora Bora ou em ilhas menos conhecidas como Huahine, o céu ganha cores de fogo, em um encerramente digno de um dia perfeito.
Outro mirante perfeito para o pôr do sol é a CN Tower, torre símbolo da cidade de Toronto, no Canadá. Erguida nos anos 1970, a obra tem mais de 550 metros de altura e chega a receber mais de dois milhões de turistas anualmente. A exemplo da Space Needle, de Seattle, a atração abriga um restaurante giratório que oferece vista para toda Toronto. Durante o pôr do sol visto de outros ângulos na metrópole canadense, é a CN que costuma se destacar na paisagem urbana.
O Salar do Uyuni, na Bolívia, atraia mochileiros do mundo todo com suas dezenas de paisagens surreais. Com seus 12.000 km² e mais de 3.600 metros de altitude, o local é o maior deserto de sal do planeta – onde, quando chove, o solo vira vira um espelho do céu, e, na seca, o chão salgado se parece a uma paisagem de outro planeta. Durante o pôr do sol, devido à altitude boliviana, o turistas se sentam mais perto do astro-rei. O céu é geralmente limpo, e proporciona momentos mágicos de extrema luminosidade dominando um horizonte que não acaba nunca. Momento imperdível para quem viaja pelo território boliviano.
Uma cidade cheia de concreto como Nova York não parece, a princípio, um destino ideal de onde admirar uma manifestação da natureza como o pôr do sol. Mas não é bem por aí. A paisagem urbana da Big Apple, recheada de prédios de arquitetura ousada e, lógico, marcada pela linda Estátua da Liberdade, abriga um cenário perfeito para as luzes do final do dia. Com o céu alaranjado, principalmente em dias descobertos, o “ skyline” da metrópole fica bonito e poético, especialmente por ser cortado pelas águas do rio Hudson. Nova York não é só correria: é também contemplação.
Se não bastasse a atmosfera mística de Assis, na Itália – foi ali que São Francisco de Assis e Santa Clara nasceram – o pôr do sol do alto da cidade é estupendo, capaz de converter qualquer um. Os últimos raios solares irradiam pelos blocos de pedra das igrejas, deixando-as numa surpreendente tonalidade rosa com dourado.
Istambul é uma cidade única no mundo. Situada na transição da Europa para a Ásia (ou vice-versa), a metrópole turca já foi quartel-general de impérios (como o Bizantino e o Otomano) e hoje encanta turistas com suas mesquitas que se espraiam ao redor do estreito de Bósforo. Istambul tem um cenário para o pôr do sol clássico: a Torre de Galáta, cuja primeira estrutura foi erguida no século 6 d.C. pelos bizantinos e, durante a era otomana, foi usada como prisão. Todos os dias, forasteiros e nativos sobem ao topo da construção, a 67 metros de altura, para ver o dia desaparecendo sobre os mágicos minaretes da cidade.
A Nova Zelândia é o país dos esportes radicais, mas também permite que o turista tenha momentos de calma contemplação. Em Auckland, é possível ver o pôr do sol na esquina do mundo a partir da Sky Tower, torre modernosa com nada menos que 328 metros de altura (é a edificação mais alta do país). Do topo da construção, de onde muitas pessoas fazem base-jump, é possível ver paisagens a 80 quilômetros de distância – e lógico, ver o sol tomado por cores alaranjadas no final do dia. Informação curiosa: o elevador do edifício demora 40 segundos para chegar ao cume da Sky Tower.
11. Praia de Ipanema – Rio de Janeiro
O pôr do sol na orla da zona sul carioca merece aplausos – e os recebe praticamente todos os dias. Admirar o astro-rei caindo atrás do Morro Dois Irmãos a partir da orla de Ipanema e Leblon, enquanto as ondas quebram na areia, é uma das atividades que mais fascinantes nativos e turistas da capital fluminense. Os espectadores aplaudem, em uma justa homenagem ao cenário da Cidade Maravilhosa. Se você estiver pelo Rio de Janeiro de passeio ou a trabalho, não perca este momento mágico.
Romântica ao extremo, Santorini, na Grécia, é muito famosa pelo pôr do sol – do alto de seus penhascos, é possível admirar o astro-rei se pondo de vários pontos da ilha. Um dos mais disputados fica nas ruínas de Oia, a cidade mais conhecida, situada na pontinha norte. Chegue cedo, garanta seu lugar em alguma muretinha e faça os seus cliques.
Créditos:Viagem e Turismo Veja