A alemã Mercedes-Benz traz para o Brasil o C300 Estate Avantgarde, que substitui o C180 Estate, anteriormente ofertado no país. A nova versão da única station wagon oferecida pela marca tem motor de 245 cv e câmbio automático de nove velocidades.

Segundo a Mercedes, além de mais potência e desempenho, o C 300 Estate traz consigo um completo pacote de equipamentos, uma exigência do consumidor desse tipo de veículo. Os itens incluem sistema de estacionamento automático com sensores Parktronic (6 traseiros e 6 dianteiros), interior com bancos de couro – o do motorista com ajustes elétricos, memória e ajuste lombar – e o amplo teto solar panorâmico.

O motor é 2.0 e, de acordo com a marca, faz de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h (velocidade limitada eletronicamente).  O sistema de injeção direta com combustão dirigida por aspersão, que foi introduzido pela primeira vez em motores produzidos em série pela Mercedes-Benz, utiliza um processo de injeção múltipla de precisão controlado eletronicamente, capaz de realizar até cinco injeções por ciclo, conforme a necessidade. Essa tecnologia é complementada pela “ignição múltipla rápida”: após a primeira descarga da vela de ignição, a bobina é recarregada rapidamente e ocorre outra descarga. O sistema possibilita até quatro descargas sucessivas em um milésimo de segundo, criando um plasma no interior da câmara de combustão com maior rapidez de expansão que a obtida pela ignição convencional, resultando em maior desempenho com menor consumo.

O carro conta com a função ECO start/stop, que desliga o motor quando o veículo está parado, dando a partida automaticamente assim que o motorista toca no acelerador novamente ou retira o pé do freio.

Cinco programas de condução permitem ao motorista pré-selecionar as características das trocas de marchas ou realizá-las por meio das borboletas posicionadas no volante. Quando solicitada de forma esportiva, a 9G-TRONIC pode “saltar” marchas nas reduções de velocidade, indo da 5ª para 3ª velocidade, por exemplo. No C 300 Estate, o motorista pode selecionar o programa de condução desejado ao toque de uma tecla. As opções disponíveis são: “Comfort”, “ECO”, “Sport” e “Sport+”. A opção “Individual”, adicional, permite que o motorista configure seu veículo de acordo com suas preferências pessoais.

O C 300 Estate é equipado com freio de estacionamento elétrico. Ele é liberado automaticamente quando o motorista tira a transmissão da posição Parking para colocar o veículo em movimento.

Entre os itens de série, o carro conta com o monitoramento da pressão dos pneus, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), Distribuição eletrônica de força de frenagem (EBD), Controle de Tração na Aceleração (ASR), Tração Eletrônica em cada roda (ETS), Assistente de partida em subidas (HSA), Pré-carregamento (PRIMING), Brake drying (secagem dos discos na chuva) e função HOLD, de parada em semáforos ou situações semelhantes sem necessidade de manter o pé no pedal do freio.

O C 300 Estate também é equipado de série com o sistema ATTENTION ASSIST, que pode alertar o motorista em caso de falta de atenção e sonolência. Ele permite ajustar o nível de sensibilidade e fornece ao condutor avisos visuais e sonoros, sugerindo uma pausa para descanso.

O novo C 300 Estate Avantgarde chega ao mercado com preço sugerido de R$ 265.900,00.

 

Créditos: Oficina News