Depois de alguns teasers, a Jaguar lançou oficialmente o E-PACE. O SUV compacto de cinco lugares, que virá para o Brasil, terá cinco opções de motorização: 2.0 turbodiesel de 150 cv, 180 cv e 240 cv e 2.0 turbo a gasolina de 249 cv e 300 cv. Os câmbios são automático de 9 marchas e manual de seis velocidades. Haverá opções de tração dianteira e integral.
Para se ter uma ideia do desempenho do SUV, o motor Ingenium turbo a gasolina que desenvolve 300 cv vai de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, atingindo a velocidade máxima eletronicamente limitada a 243 km/h. A capacidade de reboque é de até 1.800 kg.
Em algumas versões, o SUV terá o Adaptive Dynamics, um sistema com diversos sensores que monitoram de forma constante o comportamento do veículo. A tecnologia cruza informações como velocidade, movimentos da carroceria e das rodas, especialmente em situação de curva, comportamento da suspensão e, com isso, configura automaticamente os amortecedores e o sistema de suspensão como um todo. O objetivo é melhorar a performance e a agilidade.
Um dos motes do SUV é conectividade. O novo Jaguar terá uma tela de 10 polegadas sensível ao toque com o sistema de entretenimento InControl, o mesmo do Evoque conversível, por exemplo. Como item opcional, o E-PACE traz painel de instrumentos de 12,3 polegadas totalmente digital, além da opção de dois sistemas de som Meridian.
O modelo oferece até quatro pontos de carga de 12 volts e cinco saídas USB, além de um ponto de acesso à Internet, via Wi-Fi, que suporta até oito dispositivos diferentes conectados simultaneamente. O sistema permite ao cliente regular a temperatura do ar-condicionado, encontrar onde o carro foi estacionado ou dar a partida do modelo antes de entrar no seu E-PACE, pelo celular ou por um smartwatch.
Outra novidade que já está presente em alguns modelos da Land Rover é uma pulseira totalmente à prova d’água e de choques. O sistema chamado de Activity Key permite que o veículo seja totalmente trancado com a chave dentro. Bom para quem não quer carregar a chave consigo.
O Jaguar E-PACE também terá Head-Up Display, que permite a projeção de informações a laser no para-brisa. Entre os dados projetados estão o limite de velocidade e as direções de navegação, além de alertas de segurança e sobre o sistema de entretenimento.
Uma das principais novidades quando o assunto é segurança é uma câmera estéreo. O acessório faz parte do sistema de frenagem autônoma de emergência, que também conta com detecção de pedestres e o Lane Keep Assist, que mantém o veículo trafegando na mesma faixa. Outra tecnologia é o Traffic Sign Recognition, capaz de identificar e respeitar a sinalização de trânsito. Como item de série, o modelo é equipado com sistemas de auxílio a manobras de estacionamento, dispostos tanto na parte dianteira quanto na traseira.
Quanto ao visual, a novidade aposta em elementos do F-Type (que, não por acaso, também aparecem no SUV F-Pace). Porém, ao contrário do irmão maior, que só tomou o esportivo como inspiração para as lanternas traseira, o caçula também ganhou faróis inspirados no cupê. Além disso, o E-Pace possui teto com caimento suave e linha das janelas em forma de arco. Por dentro, o destaque fica por conta do painel voltado para o motorista.
Créditos: REDAÇÃO AUTOESPORTE