Sabemos que nem todo mundo está de férias por agora, mas isso não impede que você aproveite uma noite tranquila ou seu final de semana para assistir um bom filme, né?

Se você gosta de moda e quer conhecer um pouco sobre o segmento, existem muitas produções que podem te ajudar – desde a entender o funcionamento de uma revista até a importância do consumo consciente. Prepara a pipoca e vem ver nossas sugestões:

The September Issue

Já perceberam que as edições das revistas são mais gordinhas em setembro que em outros meses? Pois é, isso acontece porque o mês é de suma importância para a moda, já que lá fora, especificamente no hemisfério norte, o período marca um novo ciclo para o segmento, como se fosse o ano novo. É em setembro que se iniciam os desfiles que antecipam todas as tendências para o ano que vem!

O documentário The September Issue mostra todo o processo de produção da revista Vogue norte americana para essa tão importante edição em 2007. Nele é possível ver todo o trabalho de Anna Wintour e sua equipe em busca dos melhores editorias, matérias mais elaboradas, melhores anunciantes e tudo de mais completo para a revista.

Uma dica: prestem atenção em Grace Coddington, diretora de criação da Vogue. A maioria das coisas que ela fala são inspiradoras e é interessante ver a sua relação com a Anna Wintour.

Disponível em inglês no Youtube!

 

2. The True Cost

A produção mostra o lado cruel da moda e é, de verdade, um soco no estômago. Em The True Cost, como diz o nome, a gente vê o verdeiro custo das peças que consumimos, o que está por trás da produção de cada uma delas e o que o nosso dinheiro paga de verdade.

Além de mostrar o sistema escravista em que as roupas são produzidas, o documentário nos convida a refletir bastante sobre consumismo, sistema de produção consciente e maneira como lidamos com a moda.

Disponível na Netflix

 

3. Iris

Você conhece Iris Apfel? Com 93 anos, ela é a senhora mais estilosa que já vimos na vida e um ícone fashion para muita gente, independentemente da idade. O documentário mostra a sua rotina e dá lições valiosas sobre estilo, vida e comportamento. As cenas são feitas em seu apartamento em Nova York, tão colorido e excêntrico quanto os seus looks, e nos lugares que frequenta na cidade.

O mais encantador, além do seu closet recheado, é ver como ela fala sobre moda e sobre a vida em geral, mostrando que força, personalidade e vontade vai muito além de um número no RG.

Disponível na Netflix

 

4. Coco antes de Chanel

O filme mostra um recorte da vida de Coco Chanel nos anos 20, antes de ser, de fato, Coco Chanel. Na produção você vê a vida da menina orfã, interpretada por Audrey Tautou, e de origem humilde que dividia os seus dias entre a costura e as apresentações de música em cabarés à noite.

Vamos conhecer seus romances, como se tornou a figura importante e imponente no mundo da moda e como quebrou padrões de silhuetas para as mulheres da época. Apesar de o filme ter alguns furos, como não mostrar o envolvimento da estilista com nazistas, é um boa produção para entender um pouco de sua história.

 

5. Saint Laurent

Por fim, Saint Laurent, que conta um lado pouco conhecido do estilista da metade da década de 60 a metade da década de 70. Apesar de, neste momento, ele estar no auge da sua criatividade, veremos também o seu envolvimento e abuso de álcool e drogas.

É um lado meio anti herói do estilista, sabe? Com cenas polêmicas, como de orgias, o filme é uma biografia não autorizada de Saint Laurent que mostra o lado frágil por trás do grande nome.

Disponível no Youtube

 

Créditos: Chata de Galocha