Saiba porque o seu MINDSET (Modelo Mental), determina a vida que alcançará

Wang Ching
Coach Executiva e de Carreira

Você já se perguntou por que algumas pessoas parecem ter nascido para o sucesso e tudo que fazem tem êxito, enquanto outras parecem que estão condenadas a viver limitadamente e do mesmo jeito por toda a sua vida?

Uma das mais conhecidas pesquisadoras sobre sucesso e motivação até hoje, a Dra. Carol S. Dweck, ainda em 2006, afirmou que existe uma Atitude Mental específica que leva ao sucesso, o que ela chamou de
Progressiva. Para pessoas com essa natureza, o que mais as atraem é o desejo de aprender. Não se apegam ao de sucesso ou de fracasso, mas tem como natural a curiosidade e vontade de fazer as coisas funcionarem.

Por outro lado, existem pessoas com Atitude Mental Fixa que têm o desejo por preservar uma boa autoimagem e parecer inteligente, o que leva a evitar desafios, a mostrar-se defensivo, desistir facilmente, ignorar feedback negativo e se sentirem ameaçados pelo sucesso alheio. Como resultado, detém precocemente o próprio crescimento e não atingem a plenitude do potencial.

A grande diferença entre esses modelos mentais está em como se colocam no mundo a partir do conceito que têm das realidades. O modelo Fixo, tem um conceito muito específico sobre o fracasso e quer evitar a
todo o custo, criando uma série de mecanismos para não enxergar o que não deseja ver. Então cria histórias, justifica, ameniza a responsabilidade, têm verdades absolutas que afirma o tempo todo às pessoas a sua volta. Com isso reduz o número de tentativas e de aprendizados, amplia a área cega e amplia a chance de fracasso. As pessoas com o modelo Progressivo estão concentradas no processo de fazer-aprender- progredir. Não estão preocupadas se acertaram ou erraram, mas em entender o porquê.

O que acreditamos refletem em ações concretas que têm consequências na nossa vida! Você já disse para si que não é bom em alguma coisa? Você já se sentiu sobrando num evento? Você já participou desistiu de provas porque acreditava que não estava preparado?

Você já pensou em quantos resultados deixou de ter porque, por qualquer motivo, não teve atitude?

A boa nova é que as pessoas podem mudar e modelar uma nova atitude mental. Comece incluindo na sua vida a seguinte pergunta a cada vez que você quiser desistir: vou me arrepender mais por não acertar ou não tentar?

Traga a curiosidade para o seu dia-a- dia, tenha sede de aprendizados e novas experiências e seja leve não importa em qual resultado chegou. E você estará se tornando cada vez mais capaz para alcançar o sucesso que deseja!