Os europeus não apenas amam suas bikes: eles também respeitam ciclistas, o que faz com que uma viagem de bicicleta pela Europa seja uma aventura totalmente possível e perfeita para depois do verão – ou seja, à partir de setembro. Então a hora de se programar é agora.

Claro que há diversas agências especializadas que organizam toda a viagem para você, disponibilizando guias bikers especializados, carros de apoio, os hotéis durante o trajeto e até mesmo as bicicletas. Mas, digamos que você queira se aventurar por conta própria, por onde começar?

Vasculhando o portal Eurovelo. Trata-se de um projeto criado pela Federação Europeia de Ciclismo que tem como objetivo criar uma rede interligada de ciclovias por todo o continente Europeu, incorporando as ciclovias regionais e nacionais. Hoje, já são 15 rotas de longa distância, interligadas e sinalizadas, que abrangem 45 mil quilômetros, passando pela Áustria, França, Alemanha, Hungria, Sérvia, Eslováquia, Suíça e Reino Unido. O objetivo é chegar a 70 mil quilômetros, conectando 43 países, em 2020. O mapa das ciclovias está aqui (com as indicações de que estado de desenvolvimento já estão).

A seguir, de 1 dia a 1 semana, algumas boas ideias de pedaladas épicas europeias:

Por Londres de bike
Distância: 27 quilômetros
Tempo recomendado: 1 dia

Quer pedalar pelas principais atrações de Londres em apenas um dia? Basta baixar o mapa do Thames Cultural Cycling Tour, um circuito que começa e termina em South Bank. Tudo super explicado e com indicações tanto do que ver pelo caminho, quanto da rota certa para ciclistas.

Pedalando pelos castelos do Loire
Distância: média de 45 km por dia
Tempo recomendado: 3 dias

Aqui, uma ideia um pouco diferente: ficar hospedado em Amboise, no coração do Vale do Loire, e visitar os castelos de bicicleta. Em trajetos que variam de 33 a 45 km pode-se ir a Chenonceau, cruzando a floresta de Amboise, para conhecer o castelo de Catarina de Médici. Ou então seguir para Vouvray, em lindo trajeto à borda do rio Loire, passando também por castelos e vinícolas. A Biking France oferece este roteiro.

bicicleta-pela-europa-to-go-blogs-viajante-hiper

De Viena a Budapeste
Distância: 282 quilômetros
Tempo recomendado: 7 dias

Este é um dos filés da EuroVelo 6, que conecta o Oceano Atlântico ao Báltico, passando ao lado de alguns dos mais lindos rios europeus, como o Loire e o Danúbio. O trajeto total é de 4.400 km, ligando Nantes, na França, a Constanta, na Romênia, e passando por 10 países.

bicicleta-pela-europa-to-go-blogs-viajante-hiper

O trecho entre Viena e Budapeste é uma boa palhinha disso. Pedala-se na ciclovia às margens do Danúbio, passando por Bratislava e por lagos como o Lake Neusiedl, Patrimônio Mundial da Unesco, e por palácios como o Esterhazy, apelidado de Versailles húngaro. É uma rota muito popular na Europa e muitas agências locais oferecem um tour auto-guiado. O que é uma grande vantagem, já que levam sua bagagem e há van de apoio. A Velo Touring é uma delas.

 

Créditos: To Go Blogs