A segunda geração do Volvo XC60 chega às concessionárias em setembro, mas o modelo já está em pré-venda no Brasil com preço “especial” de R$ 235.950 na versão Momentum, R$ 256.950 na Inscription e R$ 266.950 na R-Design.
O Volvo XC60 que será vendido no Brasil contará com uma nova palheta do limpador do para-brisa com jatos integrados que fornecem exatamente a quantidade de líquido no local necessário, para que a limpeza seja mais eficiente. Esse sistema permite que o líquido de lavagem seja distribuído uniformemente ao longo de toda a palheta, em vez de ser pulverizado no para-brisa.
Esse recurso representa um ganho de segurança, já que, segundo a Volvo, a uma velocidade de 90 km/h, dois ou três segundos de pulverização no para-brisa significam de 50 a 75 metros de distúrbio visual. O novo tipo de construção elimina essa condição, proporcionando uma visão da via sem qualquer obstrução, e a totalidade da superfície é limpa pelas palhetas de modo uniforme e consistente, independente da velocidade do carro.
O sistema de limpeza do para-brisa do Novo XC60 também evita outras situações indesejadas, como grande quantidade de líquido desperdiçado, líquido que pode atingir passageiros com janelas abertas ou mesmo no veículo que se encontra atrás dele.
Outra novidade está no sistema de iluminação. O XC60 conta com FULL LED System, que incorpora quatro funções aos faróis do veículo:
- Automatic Bending Lights (ABL): Os faróis são auto-direcionais, ou seja, eles acompanham o “giro” do volante para melhorar a iluminação durante as curvas. A inclinação do facho do farol pode chegar a até 30º.
- Active High Beam (AHB): Os faróis possuem um sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento dos carros que vêm em sentido contrário ou que estão à frente no mesmo sentido.
- Nivelamento automático: A facho do farol mantém automaticamente a posição adequada, de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo.
- Daytime Running Lights (DRL) e Acendimento automático: Desenhadas no formato “T” – Martelo de Thor, a luz de posição diurna contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias claros. Um sensor de iluminação e detecção de túnel ativa automaticamente o farol baixo, em caso de situações de baixa iluminação.
O sistema LED também está presente conjunto de iluminação dos faróis de neblina.
O Volvo XC60 terá também sistema Hands-Free para abertura e fechamento elétrico do compartimento de bagagem (versões Inscription e R-Design). Com ele, o consumidor abre e fecha a tampa do porta-malas do veículo com um gesto dos pés que aciona o sensor localizado embaixo do para-choque traseiro.
Este dispositivo de abertura é muito cômodo quando estamos com as mãos ocupadas, muitas vezes com objetos que não gostaríamos de apoiar no chão.
Na hora de abastecer, o bocal do tanque de combustível do Novo XC60 dispensaa a tampa. Não é necessário remover a tradicional tampa com rosca. O bocal possui uma vedação integrada, que se abre ao encostar a bomba de abastecimento.
Todas as versões do XC60 vendidos no Brasil vem com tração integral e transmissão automática de 8 velocidades acoplada ao motor T5 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbo compressor e injeção direta de gasolina, que produz 254 hp de potência máxima e 350 Nm de torque entre 1.500 e 4.800 rpm.
Créditos: Car Blog