Com completa avaliação de performance, máquina é capaz de aprimorar desempenho desde amadores a atletas de elite em atividades físicas
Em busca da performance ideal, os métodos de análise corporal vão além da bioimpedância e buscam ser cada vez mais minuciosos. Mundialmente é crescente o investimento em tecnologias que podem analisar toda a geometria e a cinética do corpo.
A novidade do mercado fica por conta de um equipamento, validado cientificamente, capaz de avaliar o corpo e a capacidade física de forma inovadora. São analisadas as forças dos membros superiores e inferiores, controle sensorial, além do impulso, resistência, flexibilidade e agilidade, analise conjunta nunca antes desenvolvida por uma tecnologia. Assumindo o pioneirismo no Hemisfério Sul, o Brasil recebe neste mês a FitQuest.
“É possível verificar os mais diversos aspectos dentro de uma performance esportiva, e não é indicada apenas para atletas, já que ela analisa diversas partes do corpo de uma forma precisa”, explica o médico endocrinologista Flávio Cadegiani, Membro especialista da The Endocrine Society.
Iniciantes podem fazer o procedimento para aprimorar os treinos e, posteriormente, compararem a evolução ao longo do tempo. Com a análise são evidenciados quais os pontos mais fracos do atleta e como eles podem ser otimizados. Com tecnologia de laboratório de biomecânica, a própria máquina faz um direcionamento e aponta quais são os exercícios que devem ser priorizados.
A tecnologia vai ainda além e, com a atuação de um outro equipamento, é possível realizar a impressão de um avatar 3D, que poderá ser levado para casa, a fim de demonstrar a silhueta e as características analisadas no paciente. “Isto permite visualizar o ganho muscular e ver, em três dimensões, como a pessoa está perdendo gordura e em quais locais do corpo”, exemplifica o médico.
A avaliação
Assim que o indivíduo entra na plataforma, o aparelho solicita algumas informações básicas. Em seguida, o orienta a fazer quatro exercícios simples e assim analisa a medida de recuperação da frequência cardíaca. A avaliação geral leva apenas quatro minutos. Uma vez que as tarefas foram concluídas, os resultados são exibidos na tela imediatamente e também estão acessíveis on-line, podendo ser sincronizado até mesmo por meio de um aplicativo celular.
A máquina não mede apenas parâmetros individuais, mas fornece uma avaliação de aptidão geral conhecida como o Fitness Quotient, ou simplesmente FQ. Para ajudar o paciente a entender o resultado, a análise é convertida em dados em um prontuário de aptidão unificada, semelhante ao teste de inteligência do IQ.
Os dados gerados pelo equipamento são utilizados a fim de melhorar o desenvolvimento do atleta nos pontos que merecem atenção, com o apoio de exercícios físicos e dietas, por exemplo. Ou seja, a tecnologia serve de base para potencializar e precisar as atividades e tratamentos.
Impressão 3D
Após a passar pelo procedimento realizado pela FitQuest, o paciente poderá levar para casa um avatar 3D que demonstrará a silhueta e as características analisadas pela máquina Fit3D.
O scanner corporal toma as medidas do corpo todo e em seguida monta um modelo 3D. A imagem final pode ser vista no computador, e em seguida impressa em 3D.”A ideia do boneco é facilitar a comparação do antes e depois, e trazer para o dia a dia o que o paciente podia ver apenas no papel como o resultado de um exame. Colocar o avatar em cima da mesa, por exemplo, o fará lembrar de ter foco para que o desempenho na próxima análise seja ainda melhor”, ilustra o médico Cadegiani.
Crédito: Divulgação