A Mercedes-Benz divulga o vídeo de início de produção do novo Classe S, e nesse sport mostra também os testes de uma versão avançada do sistema de condução autônoma da marca, o Intelligent Drive.
A tecnologia mostrada no vídeo ainda não está nos carros de produção em série, pois está em testes. O classe S com esse recurso avançado de condução autônoma sai sozinho da linha de montagem e estaciona no pátio de carga.
É importante ressaltar que essa tecnologia que está sendo mostrada neste vídeo difere do sistema de estacionamento automático que foi mostrado pela Mercedes e Bosh há alguns dias (vídeo), pois aquele sistema conta com sensores externos posicionado no pátio de estacionamento para guiar o carro. Já neste caso o Classe S opera de forma autônoma com seus próprios conjunto de sensores, sem auxílio externo.
O novo Classe S de produção tem um sistema de condução autônoma nível 2, no qual o motorista não é autorizado a tirar a atenção da estrada ou retirar permanentemente as mãos do volante, como acontece no novo Audi A8.
Entretanto, ele está no caminho da condução automatizada, como mostra este vídeo que antecipa o que estará no mercado em alguns anos em termos de sistemas de assistência ao motorista.
O sistema de condução autônoma da Mercedes é chamado “Intelligent Drive”. No teste mostrado no vídeo, o veículo se conduziu automaticamente por aproximadamente 1,5 quilômetros dentro das instalações da Mercedes. Para garantir que o carro atinja o seu destino de forma confiável, é utilizada tecnologia recém-desenvolvida e patenteada. As câmeras, juntamente com o radar e os sensores ultra-sônicos, funcionam em conjunto com um software que acelera e freia o classe S de forma independente.
Esse sistema de condução autônoma está sendo testado também no processo de fabricação. Hoje, quando os carros ficam prontos, eles são conduzidos por funcionários até o pátio. Um serviço de transporte traz os empregados de volta ao ponto de partida. O teste piloto oferece uma oportunidade para reunir experiência prática para o futuro da “condução autônoma” na via pública, que pode ser usada para o desenvolvimento futuro.
A nova Classe S, que celebrou a sua Estréia mundial em meados de abril no Shanghai Auto Show e será lançado na Europa a partir de meados de julho.
O topo de linha da Mercedes eleva o Intelligent Drive para o próximo nível. Assistente de distância ativo DISTRONIC e Active Steer Assist agora fornecem suporte ainda mais confortável, ajudando o motorista a manter uma distância segura.. A velocidade agora é ajustada automaticamente à frente de curvas ou junções.
Créditos: Car Blog