É na chamada zona de exclusão, área mais afetada pelo acidente da Usina Nuclear de Chernobyl, a apenas 14 km de distância de onde ocorreu o desastre, que acaba de ser inaugurado o Chernobyl Hostel Polissya, um albergue criado pela Agência do Estado da Zona de Exclusão para oferecer uma melhor experiência aos turistas que visitam a região.
Aberta desde 2011 para visitação – embora os níveis de radioatividade não sejam recomendáveis para grávidas ou crianças, por exemplo, a zona de exclusão se tornou um importante ponto turístico para a Ucrânia e atrai interessados não só na história do desastre, mas também nos resquícios da União Soviética que permanecem no local.
O novo hostel tem diárias por cerca de US$7,60 e capacidade para abrigar 102 hóspedes em acomodações simples, mas que fornecem tudo que é necessário para uma estadia curta e confortável, incluindo quartos com TV de plasma, banheiro, chuveiro e móveis modernos, além WiFi gratuito.
Por mais surpreendente que pareça, este albergue não é a única acomodação disponível na zona de Chernobyl, embora aparente ser uma das mais próximas ao desastre. A região já possuí uma série de edifícios antigos que foram reconstruídos para oferecer quartos aceitáveis para os visitantes.
Foi no dia 26 de abril de 1986, há pouco mais de 31 anos, que a o reator nuclear número 4 da usina de Chernobyl explodiu, contaminaram com radiação até três quartos do território europeu e tornando parte do que hoje é a Ucrânia praticamente inabitável. Atualmente o reator foi isolado, mas a área de 30 km² que cerca a usina permanece quase que totalemnte despovoada.
Créditos: Casa Vogue