Em sua coluna, a paisagista Caterina Poli vibra com o casamento perfeito entre casa e jardim, que, finalmente, sai do papel e invade projetos de todos os tamanhos.

Tenho assistido muitas palestras sobre tendências de arquitetura, decoração, design e paisagismo. Confesso que tenho uma queda forte pelo futuro e fico muito ansiosa para saber o que vai acontecer com o planeta e com a humanidade nos próximos anos.  E sabe que tenho percebido em todas as vertentes que o paisagismo é uma das áreas que vem crescendo mais.

Quando fazemos alguma pesquisa de decoração na internet, por exemplo, no Pinterest ou no Instagram, que é de onde saem grande parte das referências da área, sempre vemos ambientes com muitas plantas, cheios de vasos, cachepots, hangers, suportes, paredes verdes, áreas abertas para o jardim.

Tenho clientes com imóveis de todos os tamanhos, e percebi que até mesmo em um pequeno apartamento os moradores têm o desejo de trazer o verde para dentro de casa. Os restaurantes mais bacanas e descolados, os novos shopping centers, os edifícios comerciais contemporâneos; todos têm cada vez mais espaços de convívio e permanência ao ar livre.

Isso pra mim é um hábito maravilhoso que está deixando de ser tendência porque que já está se materializando, virando realidade: finalmente o verde invadiu a arquitetura!
paisagismo-catê-poli (Foto: Divulgação)

Em toda parte vemos o paisagismo invadindo a decoração e as plantas ganhando espaço no interior dos ambientes. Um sopro de natureza no cinza das cidades! E como moramos num país tropical, fica muito mais fácil cuidar dos jardins, né?

A estética da vez é maximalista, tudo junto e misturado, mais é mais, é a vez da exuberância! Tudo solto e nada de podas e topiárias, deixe as plantas crescerem naturalmente. Tem também uma tendência do uso de espécies nativas, árvores frutíferas, hortas, que são jardins para interagir e não somente para admirar, não é maravilhoso?

Olha, sempre sonhei com o dia que casa e jardim se tornassem uma coisa única, e sinto que esse dia está próximo. Quem vem comigo plantar?

 

Créditos: Casa & Jardim