Ao contrário do que muita gente pensa, trabalhar em casa não é fácil. Quando pensamos sobre a possibilidade do home office, logo vem a felicidade por fazer o próprio horário, não gastar tempo (e dinheiro!) com deslocamento, economizar também nas roupas e na alimentação, e o fato de poder trabalhar de qualquer lugar. Isso é realmente incrível, mas não é todo mundo que se adapta à falta de rotina, de colegas de trabalho e de um chefe fisicamente presente.

Se você nunca trabalhou assim, fica ainda mais difícil de se acostumar, especialmente quando falamos sobre ter disciplina para realizar suas tarefas, organizar os horários, lidar com a solidão, entre outras questões que vamos te ajudar com as dicas abaixo:

trabalhando em casa 2

1. Defina seus horários

Quando você trabalhava fora, tinha o seu horário de chegada e de saída, certo? Além disso, tinha uma pausa para o almoço e outra para o lanche. Em casa você vai fazer exatamente a mesma coisa, especialmente porque é difícil saber a hora de parar. Às vezes você começa a fazer uma coisa e, quando vê, já deu altas horas da noite – e isso não é nem um pouco saudável. Estabeleça uma rotina certinha para o dia render muito mais!

2. Explique a sua família que você está trabalhando

Sim, sua família pode atrapalhar bastante o seu trabalho se ela não souber que você, de fato, está fazendo algo importante. Explique que você não pode parar para resolver coisas de casa, conversar, atender telefone ou qualquer outra coisa que não seja seu trabalho. Se você estivesse fora, ninguém te chamaria para resolver questões domésticas não urgentes, né?

3. Disciplina é o mais importante

Trabalhando em casa você não tem um chefe por perto para te cobrar, especialmente se for autônomo ou freela. Por isso, disciplina é a palavra principal para que este método dê certo. Faça listas, coloque suas prioridades no topo, organize o que precisa ser feito com prazos. Pense sempre que, apesar de você estar sozinho no seu lar, existe alguém que precisa que seu trabalho seja feito.

4. Vá para um coworking

Trabalhar em casa pode ser MUITO solitário, sabe? Por isso, que tal ir para um coworking quando a solidão bater? Ou um café? Ter alguém em volta também trabalhando dá uma ideia de coletividade e ajudar a espantar uma sensação muito presente que é a de que você não está tendo contato ou vendo pessoas.

5. Tenha um espaço confortável para trabalhar

Acredite, trabalhar de pijama na sua cama não é a coisa certa a se fazer. Para manter o foco e a disciplina, é importante você se afastar de tudo que pode te distrair durante a realização das suas tarefas: tv ligada na sua série favorita, cama quentinha, geladeira cheia de comidas gostosas, bater papo com seu irmão sentada no sofá, hehe. Brincadeiras à parte, se você está nesse processo de adaptação, qualquer coisinha pode acabar com a sua produtividade, então, procure “simular” um escritório na sua casa com uma mesa e uma cadeira confortável. Se puder ser num cômodo à parte, melhor ainda!

trabalhando em casa 1

Trabalhar em casa têm mais prós do que contras e depois que você aprende a ter disciplina, sua produtividade vai lá no alto, fazendo você amar realizar suas tarefas assim. E o legal é que essa é uma tendência cada vez mais adotada, principalmente por profissões relacionadas à criatividade.

 

Créditos: Chata de Galocha