Você pode até não perceber – ou optar por ignorar o fato -, mas seus produtos de maquiagem têm prazo de validade e seu uso após a expiração pode ser não só prejudicial à pele como também ter sua eficácia comprometida.

Além da data de validade da embalagem, outros sinais podem indicar o fim da vida útil dos cosméticos. “A mudança de textura, de coloração e de cheiro, assim como a mudança da fase do produto, como um cremoso que muda para uma textura líquida”, explica a dermatologista Thais Guerreiro, que alerta para possíveis reações alérgicas e irritações cutâneas nessas condições de uso.

Quer prolongar a durabilidade do seu make? Evite os armários do banheiro e aposte em locais arejados para guardar os produtos. “Os lugares ideais são aqueles que não possuem umidade e que não entram em contato com a incidência de sol”, ensina a dermatologista.

Mas se fugir do cômodo for impraticável, a dica é usar gavetas de madeira ou caixas vedadas para o armazenamento. “São uma boa opção porque isolam a umidade”, diz a dermatologista Larissa Viana, que também indica a utilização de antimofos dentro de locais fechados para esses casos.

“A umidade causada pelos banhos e as oscilações de temperaturas do banheiro propiciam um meio de cultura favorável a bactérias e fungos, que degradam os produtos de maquiagem e prejudicam a pele. Fique atenta as suas maquiagens mesmo que no prazo de validade, caso fiquem no banheiro”, alerta Dra. Larissa.

Além do contato próximo com a água, outros erros comuns que aceleram o vencimento são retirar os produtos de beleza de suas embalagens originais e manter os frascos abertos ou mal fechados. “Podem acabar oxidando”, avisa Dra. Thais.

Créditos: Vogue