Muito ouvimos falar que o tempo está passando rápido demais. Atualmente, uma das queixas mais comuns em toda a sociedade é: “Não tenho tempo! ” Seja em qualquer faixa etária, até mesmo as crianças estão reclamando que não têm tempo para brincar.
Por que muitas pessoas conseguem produzir muito, gerenciam seus negócios, sua família, sua vida com assertividade e outras mal conseguem administrar somente sua própria vida?
Afinal, o que acontece? Todos nós temos as mesmas 24 horas por dia e 168 horas por semana disponíveis para utilizarmos como bem quisermos!
Em primeiro lugar, para otimizar o seu tempo é fundamental ter clareza sobre quais são seus objetivos e planos e qual a importância em alcançá-los. Onde quer chegar? O que pretende alcançar ou conquistar? Por que isso é importante para você? Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho servirá e qualquer caminho pode não ser o mais adequado, mais estratégico e mais rápido. Pessoas que seguem qualquer caminho evidenciam que sua vida está funcionando no modo automático, deixando ser levada pelas circunstâncias. Quem está no controle do barco da sua vida? O acaso ou você?
Além de funcionarmos neste automático, o mundo atual nos convoca a fazer mil coisas ao mesmo tempo. Principalmente, nós mulheres queremos dar conta de tudo e de todos e ser perfeita. Para isso, queremos fazer caber no nosso dia mil compromissos com a vida profissional, com a vida pessoal, com a vida familiar, com a vida social e acabamos nos perdendo e ficando exaustas no fim do dia porque não estamos
sabendo dar prioridade ao que realmente é importante e irá manter meus projetos na direção dos nossos sonhos.
Administrar bem o tempo significa sair da zona do menor esforço, mais conhecida como zona de conforto e tomar decisões para fazer escolhas mais assertivas e coerentes com nossos objetivos e aí começa todo o imbróglio. Temos uma tendência de funcionar no nosso automático fazendo sempre as mesmas escolhas: acordando e dormindo no mesmo horário, seguindo o mesmo trajeto, pensando da mesma maneira, cumprindo um ritual como se ele fosse único.
A partir do momento que você tiver total clareza sobre qual é, realmente, o seu ponto de chegada você terá mais chance de decidir, diariamente, o que vai escolher fazer. Não é um dia que acordar mais tarde e não cumprir seus compromissos que irá te prejudicar, assim como também não é um dia que cumprir rigorosamente sua agenda irá te trazer os melhores resultados. Afinal, é aquilo que você faz dia após dia que irá te aproximar dos seus objetivos.
Administrar bem o tempo implica em avaliar as atividades diárias organizando uma agenda pelo menos semanal, priorizando ações que estejam coerentes com nossos projetos, eliminar ou se proteger de tudo aquilo que possa estar “roubando” o seu tempo, diferenciar aquilo que é importante daquilo que é urgente, enfim mantendo um controle da sua rotina.
A palavra prosperar tem um significado muito amplo que vai muito além de simplesmente enriquecer, pois quer dizer evoluir, desenvolver, promover. Dizem que tempo é dinheiro. Será? Dinheiro você pode perder e depois recuperar, mas o tempo perdido jamais pode ser recuperado.
A meu ver, tempo é vida e administrar bem o tempo significa administrar bem A SUA VIDA.
E a vida é aqui e agora! Aproveite bem o seu tempo! O tempo é uma coisa criada. Dizer: Eu não tenho tempo, é o mesmo que dizer: Eu não quero fazer!
Rita Torezani
Life Coach