As esculturas públicas estão presentes nas cidades há bastante tempo. Muitas se tornaram atrações turísticas. Selecionamos 14 obras fascinantes que podem ser encontradas pelas ruas agitadas de Nova York ou até nos lugares mais bucólicos, como em Howick, na África do Sul.

esculturas-mais-incríveis-do-mundo (Foto: Getty Images / Oli Scarff)

Chamada de Force of Nature (Força da Natureza, em tradução livre), esta escultura está localizada em diversas cidades ao redor do mundo e foi desenhada pelo artista italiano Lorenzo Quinn. Ele se inspirou na destruição por furacões, os quais testemunhou. Feita de bronze, aço inoxidável e alumínio, a obra retrata a mãe natureza arremessando o planeta em círculos. A obra vista na foto está localizada em Londres.

esculturas-mais-incríveis-do-mundo (Foto: Getty Images)

Grande parte do trabalho do artista francês Louise Bourgeois (1911-2010) visa trazer os conceitos de ciúmes, raiva, medo e solidão para o público. Para esta escultura, chamada de The Couple (O Casal, em tradução livre), ele não fez diferente e retratou um casal pendurado em uma árvore. Nesta relação, eles estão dentro um do outro, como um só, para melhor ou pior, mas em conjunto.

esculturas-mais-incríveis-do-mundo (Foto: Getty Images / Frank Bienewald)

Projetada pelo escultor checo Jaroslav Róna, a estátua do escritor alemão Franz Kafka, baseia-se em uma cena de seu primeiro romance Amerika (1927), quando um candidato político é carregado nos ombros de um homem gigante durante uma manifestação. Localizado em Praga, na República Checa, a obra foi concluída em 2003.

esculturas-mais-incríveis-do-mundo (Foto: Getty Images)

Esta escultura foi projetada por Zenos Frudakis. Chamada de Freedom Sculpture (Escultura da Liberdade, em tradução livre), a obra tem cerca de seis metros de comprimento e está localizada na Filadélfia, nos EUA. Concluída em 2001, a peça de bronze (que pesa cerca de 3.175 kg) retrata a luta em libertar-se de tudo o que nos retém.

esculturas-mais-incríveis-do-mundo (Foto: Reprodução/Facebook)

Les Voyageurs (Os Viajantes, em tradução livre), foi feita pelo artista francês Bruno Catalano, e está localizada em Marselha, na França. Seu propósito é evocar lembranças e partes de si mesmo que cada viajante inevitavelmente deixa para trás quando sai de casa.

esculturas-mais-incríveis-do-mundo (Foto: Getty Images)

Chamada de The Shoes On The Danube Bank (Os sapatos no banco de Danúbio, em tradução livre), esta escultura foi projetada por Can Togayand Gyula Pauer, e tem o forte propósito de relembrar as centenas de judeus húngaros que tiveram que deixar seus sapatos na margem do rio antes de serem baleados durante o Holocausto, na Hungria.

esculturas-mais-incríveis-do-mundo (Foto: Getty Images)

A escultura The Unknown Official (Oficial Desconhecido, em tradução livre), está localizada em Reykjavik, na Islândia. O monumento foi construído em 1993 por Magnús Tómasson. Feito de bronze e pedra, a obra retrata um burocrata caminhando sem pressa. No entanto, pedra maciça em cima do corpo significa que nem o espectador nem o burocrata podem conversar sobre os motivos do próximo movimento das autoridades.

esculturas-mais-incríveis-do-mundo (Foto: Getty Images)

Esta obra se chama Digital Orca (Orca Digital, em tradução livre) e foi feita por Douglas Coupland. O trabalho com aparência digital foi encomendado pela cidade de Vancouver, no Canadá, para contemplar o porto e as montanhas do Cypress Provincial Park. Feita de aço com revestimento de alumínio e cubos preto e branco, a escultura tornou-se uma atração para os turistas e locais.

esculturas-mais-incríveis-do-mundo (Foto: Getty Images / Lonely Planet Images)

A escultura First Generation (Primeira Geração, em tradução livre), foi feita por Chong Fah Cheong. A obra foi encomendada pelo Conselho de Turismo de Singapura e mostra um grupo de meninos que pulam no rio Singapura.

esculturas-mais-incríveis-do-mundo (Foto: Alamy)

Chamada de Balloon Flower (Red) – Flor de Balão Vermelho, em tradução livre -, esta escultura foi feita por Jeff Koons e está ao lado do novo World Trade Center, em Nova York, nos EUA. O trabalho foi encomendado por Larry Silverstein, o empresário que comprou as torres originais meses antes do atentado de 11 de setembro.

esculturas-mais-incríveis-do-mundo (Foto: Alamy)

Esta obra se chama Mustangs e foi feita por Robert Glen. A escultura, feita de bronze, foi encomendada pela cidade de Las Colinas, no Texas, e representa nove cavalos selvagens galopando em uma fonte.

esculturas-mais-incríveis-do-mundo (Foto: Alamy)

A escultura The Knotted Gun (A Arma de Nó, em tradução livre), foi desenvolvida por Carl Fredrik Reuterswärd e está localizada em Nova York. A obra passou a representar a esperança de um futuro não-violento. A peça foi citada como uma das inspirações por trás do movimento arms-to-art (armas-a-arte, em tradução livre).

esculturas-mais-incríveis-do-mundo (Foto: Getty Images)

Esta escultura se chama Cloud Gate (Portal das Nuvens, em tradução livre), e foi feita por Anish Kapoor. A peça de 110 toneladas está localizada no Millennium Park, e reflete o famoso horizonte da cidade de Chicago, nos EUA, bem como os rostos dos visitantes que caminham ao seu lado. Inspirado pelo mercúrio líquido, a escultura tem 20 metros de comprimento e 10 metros de altura.

esculturas-mais-incríveis-do-mundo (Foto: Alamy)

Desenvolvida por David Černý, a escultura Metalmorphosis (Metamorfose, em tradução livre), fica na República Tcheca e foi feita de camadas de aço inoxidável, que formam uma cabeça maciça e rodam 360 graus. A escultura também possui sua própria webcam e foi encomendada pela American Asset Corp.

 

Créditos: Casa & Jardim