Novatas no quesito spa: têm dúvida sobre qual massagem escolher na sua primeira visita a uma clínica? Será que o tratamento escolhido vai doer? As perguntas são recorrentes em cabines de spas e clínicas de massagem, mesmo quando se trata de procedimentos clássicos como os relaxantes ou shiatsu.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre os procedimentos, Vogue conversou com Fernanda Kawahara, Coordenadora Técnica da rede Buddha Spa, que preparou uma lista com os tratamentos mais procurados em suas unidades e desvendou tudo o que todo mundo precisa saber sobre eles.

Em tempo: todos os procedimentos listados abaixo são feitos no paciente sem roupa, mas sempre com lingerie descartável oferecida pelo spa e uma toalha que cobre as partes íntimas durante a massagem.

Shiatsu

O que é: Técnica desenvolvida a partir de profundos conhecimentos adquiridos da milenar Medicina Chinesa que usa a pressão dos dedos no trajeto dos meridianos (canais de energia que percorrem pelo corpo e órgãos), proporcionando alívio de tensões musculares, no stresse, depressão e prevenção dos males causados pelo sedentarismo.
Como é feita: Depois de uma anamnese, quando será identificada a queixa e demais informações do paciente, o terapeuta o direcionará para a maca. Essa massagem não utiliza óleo, justamente para evitar que ocorra o deslizamento das mãos. Aqui, os pontos de tensão são abordados pelo terapeuta com a pressão dos dedos, que vai variar de acordo com seu limiar de dor.
Intensidade: Forte. Como são pressionados pontos do corpo que podem estar tensos, pessoas com pouca tolerância a dor podem sentir algum desconforto, mas é possível solicitar ao terapeuta que a pressão seja feita mais leve, média ou forte.
Resultado: Essa terapia proporciona um grande alívio nas tensões musculares, no estresse, na depressão e na prevenção dos males causados pelo sedentarismo.

Massagem Relaxante

O que é: Massagem anti-estresse que utiliza apenas as mãos na musculatura do corpo.
Como é feita: O paciente se deita de bruços em uma maca e o massoterapeuta realiza movimentos de deslizamentos contínuos com as mãos. São combinados movimentos de deslizamento e amassamento. A massagem também é feita na parte frontal do corpo, nas mãos, pés e dedos.
Intensidade: Leve a moderada. O profissional coloca pressão moderada e firme, através de deslizamento das mãos, eventualmente atingindo pontos tensos, que podem ser “desfeitos” com a repetição desses movimentos, mas sem insistir caso o paciente sinta a região muito dolorida.
Resultado: Relaxamento muscular, alívio do estresse e dor, aumento da vascularização periférica e bem estar imediato.

Drenagem Linfática

O que é: Massagem realizada com movimentos suaves e precisos, atuando sobre o sistema linfático
Como é feita: Com o cliente deitado na maca, a drenagem se inicia com a estimulação dos gânglios principais  com movimentos de bombeamento realizados nas virilhas, axilas atrás do joelho e nos pés. Em seguida, inicia-se a combinação dos movimentos em forma de bracelete e movimentos ondulatórios para captação da linfa e direcionamento aos linfonodos. A drenagem é feita com o fluido lipo rf no intuito de facilitar os movimentos e também potencializar os efeitos da drenagem.
Intensidade: Leve. Não se deve pressionar, mas sim estimular o sistema linfático através de movimentos suaves e precisos melhorando a diurese consequentemente eliminando as toxinas que dificultam o bom funcionamento do organismo.
Resultado: Diminui edemas, auxilia na eliminação de toxinas e melhora a nutrição das células. É indicada ainda para o pré e o pós-operatório em cirurgias plásticas e também tem efeito relaxante.

Massagem Ayurvedica

O que é: A Massagem Ayurvédica é relaxante e atua poderosamente sobre a circulação sanguínea, a respiração e a Energia Vital. Trabalha as cadeias musculares e articulações de todo o corpo, mesclando toques suaves e profundos com alongamentos e trações de Yoga.
Como é feita: O terapeuta utilizará mãos e pés, e por isso, o paciente sempre verá uma corda ou um banco que servirá de ponto de apoio para os movimentos realizados com os pés pelo profissional. O paciente se deita de bruços em um colchão ou maca mais baixa e larga, e a massagem começa pelo aquecimento das costas e coluna, que é a base de sustentação do corpo, sendo estendida para pescoço, ombros, pernas, barriga, peito e rosto. Movimentos de alongamento serão realizados durante a sessão.
Intensidade: Média a Forte. Há um processo de relaxamento de pontos de tensão, mas diferente do shiatsu, isso não é feito através da pressão dos dedos, e sim do deslizamento profundo das palmas das mãos e plantas dos pés.
Resultado: Favorece um realinhamento postural e conscientização da respiração, alívio das tensões, alongamento e fortalecimento do sistema imunológico e energético.

Créditos: Vogue