Além de armazenar objetos, ele é decorativo e funcional: pode ser usado como mesa de centro, apoio lateral e até criado-mudo. Saiba como aproveitar o baú em casa.

1. No lugar da mesa de centro convencional, ponha um baú, como o da foto, ou malas antigas empilhadas. Assim, você ganha espaço extra para guardar a bagunça. Projeto do arquiteto Maurício Nóbrega.

Na sala de estar, gamas de cinza e objetos rústicos deixam o ambiente com ar industrial. O baú de madeira serve como centro de mesa (Foto: Editora Globo)

2. Na sala de estar, gamas de cinza e objetos rústicos deixam o ambiente com ar industrial. O baú de madeira serve como centro de mesa.

O baú antigo, garimpado em um antiquário, acompanha a família de moradores desde antes da reforma do apartamento. Hoje é destaque na sala, como mesa lateral. Projeto do arquiteto Marcos Marcelino, da ReM Arquitetura (Foto: Marcelo Magnani/Editora Globo)

3. O baú antigo, garimpado em um antiquário, acompanha a família de moradores desde antes da reforma do apartamento. Hoje é destaque na sala, como mesa lateral. Projeto do arquiteto Marcos Marcelino, da ReM Arquitetura.

Criado-baú: como o colchão fica no chão, é possível utilizar um baú, que é uma peça rasteira, como criado-mudo (Foto: Casa e Jardim)

4. Criado-baú: como o colchão fica no chão, é possível utilizar um baú, que é uma peça rasteira, como criado-mudo.

O apartamento da designer de interiores Carol Ferreira é pequeno. Para aproveitar bem o espaço, ela criou prateleiras sob a escada. Na parte de baixo, o baú com desenho da bandeira da Inglaterra serve para decorar e guardar objetos que não precisam ficar expostos (Foto: Evelyn Müller/Editora Globo)

5. O apartamento da designer de interiores Carol Ferreira é pequeno. Para aproveitar bem o espaço, ela criou prateleiras sob a escada. Na parte de baixo, o baú com desenho da bandeira da Inglaterra serve para decorar e guardar objetos que não precisam ficar expostos.

Ainda no apê da designer Carol Ferreira, outra vez o recurso do baú: aqui, ele aparece em versão de madeira, pintado de azul. Ao pé da cama, pode ser usado para guardar toalhas e lençóis (Foto: Evelyn Müller/Editora Globo)

6. Ainda no apê da designer Carol Ferreira, outra vez o recurso do baú: aqui, ele aparece em versão de madeira, pintado de azul. Ao pé da cama, pode ser usado para guardar toalhas e lençóis.

No casarão de 1850, em Belém do Pará, vive o engenheiro florestal Milton Kanashiro. Este canto foi decorado com uma escultura indiana, que fica sobre o baú de madeira trabalhado com desenhos (Foto: Rogério Voltan/Editora Globo)

7. No casarão de 1850, em Belém do Pará, vive o engenheiro florestal Milton Kanashiro. Este canto foi decorado com uma escultura indiana, que fica sobre o baú de madeira trabalhado com desenhos.

Os tons de azul-marinho e índigo predominam na decoração da sala. O baú forrado também entra no clima. Quadrado, funciona como mesinha lateral e dá apoio à luminária (Foto: Marcelo Magnani/Casa e Jardim)

8. Os tons de azul-marinho e índigo predominam na decoração da sala. O baú forrado também entra no clima. Quadrado, funciona como mesinha lateral e dá apoio à luminária.

quarto-bau-janela-MDF-laqueado-branco-movel-sapatos-futon-banco (Foto: Maíra Acayaba/Editora Globo)

9. A metragem generosa deste quarto permitiu a criação de um baú na área abaixo da janela. Projetado pelos arquitetos do a:m studio e executado em MDF laqueado de branco pela CMD Marcenaria e Decorações, o móvel guarda sapatos e, graças ao futon, ainda serve de banco.

Memórias. O baú foi garimpado no antiquário Arnaldo Danemberg e guarda fotos da família. A estante, de frassino olivato e Formica, desenhada por Maicon Antoniolli, abriga discos, CD’s e DVD’s (Foto: Marco Antonio / Editora Globo)

10. O baú, garimpado no antiquário Arnaldo Danemberg, serve de mesa lateral e também guarda fotos da família. Projeto do arquiteto Maicon Antoniolli.

Sala de estar. O balanço Dora, criação do Garimporio, é uma das surpresas do apê. À dir., poltrona C26, da Carbono, e atrás, baú da Oficina de Agosto (Foto: Marco Antonio / Editora Globo)

11. O baú da Oficina de Agosto ganha função de bufê, no projeto do escritório Garimpório.

 

Créditos: Casa & Jardim