A Ferrari revelou as primeiras imagens de seu novo supercarro, o Portofino, que será apresentado oficialmente em duas semanas, na abertura do Salão do Automóvel de Frankfurt (Alemanha). O cupê-conversível será o superesportivo de entrada da marca italiana, para o lugar do já veterano California, lançado em 2009 e renovado pela última vez em 2015. E traz muitas evoluções, para misturar conforto, precisão e desempenho brutal.
Visualmente, o Portofino lembra bastante o elegante e suntuoso cupê de quatro lugares GTC4 Lusso. A dianteira tem alguns elementos em comum, mas há outras particularidades que se destacam — como as saídas de ar atrás das rodas dianteiras, que recortam o para-lamas e dão um ar mais agressivo, com cavidades que se prolongam pelas portas. Na comparação com o antecessor, a traseira parece mais harmoniosa, com menos volume.
Segundo a fábrica de Maranello, o chassi do Portofino é novíssimo, mais leve e rígido que o do California. Já a mecânica é a mesma do antecessor, porém com ajustes que elevaram potência em 40 cavalos — foram incluídos novos pistões e bielas, e o coletor de admissão foi redesenhado. O 3.9 V8 biturbo despeja 600 cv a 7.500 rpm e um torque truculento de 77,5 kgfm entre 3.000 rpm e 5.250 rpm — 0,5 a mais que antes. A aceleração de 0-100 km/h apenas 3,5 segundos e máxima atinge incríveis 320 km/h.
Outra importante evolução é a direção elétrica em vez de hidráulica — segundo a marca, as respostas estão 7% mais diretas. Na cabine, a principal novidade é a central multimídia com uma generosa tela touch de 10,2 polegadas. A Ferrari não divulgou todos os detalhes, mas é possível ver outro visor touch à frente do banco do passageiro, com ícones para operar o equipamento. Há ainda itens interessantes, como ajustes elétricos com 18 posições para os bancos dianteiros e ar-condicionado capaz de ajustar a temperatura mesmo com o teto aberto.
A escolha do nome vem do berço da marca. Portofino é uma cidade do noroeste da Itália, que a Ferrari alega ser uma das mais belas e charmosas de sua terra natal. Bem apropriado, não?
Créditos: Auto Esporte