Após anos como repórter, Claudia Chapier idealizadora da marca, oferece nova oportunidade para rendeiras do interior do Nordeste
Com mais de 30 anos atuando como repórter, Claudia Chapier pôde em diversas viagens conhecer lindos trabalhos sobre uma paixão de infância, que é a renda. Durante trabalhos pelo sertão e interior nordestino, a jornalista conheceu diversas rendeiras, verdadeiras artistas que não tinham condições de explorar isso profissionalmente. Foi ai que Claudia optou por deixar as reportagens de lado e idealizar um projeto com o propósito de resgatar essa cultura e ainda agregar renda a quem vive em locais mais humildes.
Agora diretora de comunicação da Rendart, Claudia gosta de deixar bem claro que o intuito não é fazer como os antigos intermediadores que apareciam nessas cidades e agrupavam as rendeiras para comprar os produtos realizando um comércio injusto, pagando muito pouco e revendendo em grandes centros por um preço infinitamente maior. Claudia foi até o Nordeste acompanhada pelo corpo jurídico da marca para ajudar as rendeiras a oficializarem seus trabalhos, tirarem as carteiras de artesãs, inclusive, orientando-as e auxiliando nas emissões de notas fiscais, tornando assim, possível a elas todo o direito de um trabalhador.
“A renda sempre foi uma paixão minha. É uma arte que aprendi a reconhecer desde cedo com minha mãe. Acredito muito que o brasileiro tem começado a valorizar aquilo que é feito à mão, pois nenhuma máquina ou robô será capaz de substituir a mão do homem comandada pela criatividade e senso do belo”, comenta Claudia Chapier.
A Rendart chegou ao mercado em agosto, com uma loja em São Paulo e já negociando a expansão para outras praças no Sudeste. Como a renda é uma arte que possui uma gama muito grande de trabalho (na loja é possível encontrar rendas renascença, bilro e os bordados a mão, como o rechilieu) a Rendart traz produtos para o vestuário infantil e adulto, peças para cama, mesa e banho, redes, decoração em geral e até vestidos de noiva personalizados.
A marca também traz preços variados, podendo encontrar peças lindas por apenas R$ 10,00, além de vestidos personalizados, que superam o valor de R$ 5.000,00. Mais do que o preço do produto, a Rendart traz uma nova oportunidade para muitas famílias de rendeiras.
Créditos: divulgação