Mas Nova York, como uma boa cidade cosmopolita, também “criou” pratos típicos que nasceram ou foram aperfeiçoados lá e que dai ganharam o mundo. O fato é que tem comidas para todos os gostos e o mais legal, esses pratos cabem no bolso de todo o visitante que vai para a cidade. Vambora então experimentar o que Nova York tem de mais gostoso e típico!
O que comer em Nova York: 10 comidas típicas para experimentar na cidade!
10-) Hot dog
Vamos começar do básico e clássico: hot dog ou o famoso cachorro-quente nova-yorkino! De verdade: deve ter praticamente uma barraquinha ou restaurante de hot dog em cada esquina de Nova York!
Obviamente não são todos bons, aliás, na primeira vez que estive em Nova York comi um fraquíssimo num carrinho de uma esquina qualquer. Em outra viagem voltei com foco para experimentar um bom e dai não decepcionei! Na lista dos melhores hot dogs de Nova York estão o dos restaurantes Gray’s Papaya, o Papaya Dog e o Nathan’s Famous.
O Nathan’s, um dos mais tradicionais hot dogs de Nova York, é de 1916, criado em Coney Island no Brookyn. Uma verdadeira instituição nova-yorkina, o Nathan’s Famous possui várias unidades em Nova York, mas quem puder vale ir nolocal original em Coney Island e aproveitar para curtir uma praia (SIM, Nova York tem PRAIA!), além do parque de diversão Luna park em Coney Island, pertinho de Manhattan!
9-) Bagel
De origem judaica, o bagel é um pão redondo (com um furo no meio) que é cozido e depois assado, fato que transforma totalmente a sua textura e sabor, diferenciando-o de um pão comum. Como a comunidade judaica em Nova York é bem grande, o Bagel logo dominou as ruas da cidade, se transformando no café da manhã nº1 de praticamente todo nova-yorkino.
Existem diversas variações de bagel, que vão desde o básico sem nada, até com massa integral e os polvilhados com sementes e papoula, esse meu favorito, já que deixa a casquinha super crocante. Se pode comê-lo puro ou a forma tradicional de Nova York, servido com cream cheese, salmão defumado e cebolinha. É maravilhoso e serve muito bem para qualquer refeição e não só café da manhã.
Praticamente todas “Delicatessen” ou “Delis”, como os moradores costumam chamar, servem, mas há alguns lugares especializados em bagel em Nova York, como oAbsolute Bagels e o Ess-A-Bagel. Dá para encontrar ótimos também em mercados como o Whole Foods e o Zabar’s.
8- ) Pastrami
Pastrami é uma das carnes mais famosas de Nova York: trata-se de um corte de boi, a parte do peito, que é curada, defumada e depois cozida no vapor, junto com uma série de especiarias que dão uma crosta saborosa e uma carne super tenra, quase desmanchando. É um outro prato típico judaico, que ganhou as ruas de Nova York nas “Delicatessen”.
O pastrami é geralmente servido com pão de centeio e mostarda e deve ser provavelmente um dos melhores sanduíches que você comerá em Nova York, especialmente se for ao Katz’s Deli. A casa, aberta em 1888, guarda com segredo a receita do seu pastrami, sendo o restaurante favorito de muitos moradores, além dos turistas, é claro. Simples, despretensioso e delicioso!
7-) Lobster roll
Nascido na costa de New England, o Lobster roll nada mais é do que um sanduíche de lagosta, temperado com maionese, saladinha e geralmente servido num pão “tipo” de cachorro quente. Pode parecer uma heresia servir lagosta assim, mas numa área com tanta abundância do crustáceo, servi-las no pão, até parece um pouco natural.
Em Nova York, o sanduíche é um sucesso, tanto que existem restaurantes especializados nele, como o Ed’s Lobster Bar e o Luke’s Lobster, ambos considerados os dois melhores da cidade para essa comida típica americana.
6-) Noodle e Lámen
Deu para ver que Nova York é o lar de muitos imigrantes, com judeus e italianos, influenciando muito a culinária da cidade. O que Nova York possui também é uma grande influência asiática, criando por lá uma cultura do noodle e lámen, o macarrão oriental.
O noodle possui muitas variações, com as mais conhecidas da cozinha japonesa, chinesa e coreana. Uma das mais famosas é o lámen, com a massa cozida num caldo e servida com uma série de acompanhamentos (como vegetais, carne de porco, ovo, algas, brotos, etc.). No frio, especialmente é o tipo de comida barata, reconfortante e que sustenta, por isso os nova-yorkinos amam e há centenas de restaurantes que servem ou se especializaram no prato na cidade.
Um dos que mais gostei, foi o Momofuku, restaurante moderno e com ótimos preços, onde o noodle ganhou versões mais ousadas e super deliciosas. O clima é jovem, descontraído, com decoração moderna, onde se senta no balcão ou mesas coletivas. Vale ir para ter uma experiência nova-yorkina única!
5-) Eggs Benedict
O “Brunch”, aquela refeição que mistura café da manhã com almoço, é quase uma instituição nova-yorkina, sendo tradicional aos finais de semana. E um dos, se não, o prato mais famoso para se comer num “brunch” em Nova York são os Eggs Benedict, ou em português ovos beneditinos.
A história diz que o prato foi criado em Nova York, por isso é super comum encontrá-lo na maioria dos restaurantes que servem brunch e café da manhã. Alguns dos mais famosos e bem recomendados são o Norma’s, Sarabeth’s, Russ & Daughters Café e o tradicional Delmonico’s, onde dizem que os ovos beneditinos “nasceram” em Nova York.
Para resumir, o “Eggs Benedict”, trata-se de ovos poché (com a gema molinha no meio), servidos com bacon, molho hollandaise (feito de ovo, manteiga e limão) e na base um pão (podendo ser bagel, muffin inglês, etc.). É possível encontrar muitas variações, como com salmão defumado, tomates, etc. É delicioso!!
4-) Cheesecake
O cheesecake é uma sobremesa tradicional americana, sendo uma espécie de torta de queijo, com uma base de massa de bolacha doce, podendo ou não ter uma cobertura. Em Nova York há uma versão própria: no “New York style Cheesecake”, além do cream cheese é usado também heavy cream ou sour cream, o que deixa o recheio bem mais denso e substancioso que os demais.
Em Nova York, há até uma briga para saber qual é o melhor cheesecake da cidade, sendo a disputa mais acirrada entre o Junior’s e a Eileen’s Special Cheesecake. Eu que não sou muito chegada em Cheesecake gostei muito do Junior’s, mas aviso: o pedaço é bem grande então dá fácil para dividir. A Cheesecake Factory, rede americana famosa por todo país, possui unidades em Nova York, mas ainda que tenha muitas variedades de cobertura, o doce aqui não é tão bom e recomendado quanto nos outros dois restaurantes.
3-) Cupcake
A moda dos cupcakes parece ter diminuído pelo mundo, mas não em Nova York. Aqui, o bolinho continua sendo protagonista de muitas docerias na cidade. A Magnolia Bakery, por exemplo, é uma das mais famosas lojas de cupcake em Nova York mas eu, honestamente achei muito doce.
Ainda que não tenham a mesma fama e publicidade, quem quiser outras opções de lugares, a Two Little Red Hens e Georgetown Cupcake são também super famosas pelos seus cupcakes em Nova York.
Os sabores variam muito de loja em loja, incluindo misturas inusitadas incluindo até bacon, mas os clássicos Red Velvet, chocolate, baunilha e banana pudin, são os eternos favoritos de quem ama cupcakes.
2-) Pizza
Uma das comidas universais mais famosas do mundo e que ganhou em Nova York um lugar permanente no coração de moradores e turistas: a Pizza!
Com tantos imigrantes italianos, é claro que Nova York seria famosa também por sua pizza e por isso mesmo, não é estranho encontrar em qualquer esquina (junto com os hot dogs), algum lugar vendendo pizza, especialmente em fatias. Os americanos, e os nova-yorkinos em especial, adoram comer pizza com a mão!
Em Nova York, a massa tende a ser um pouco mais fina do que no Brasil, bem como com um pouco menos de recheio (mais parecido com a Itália), mas mesmo assim há lugares com pizzas excelentes!
Em Little Italy e no Brooklyn, por exemplo, bairros com muitos descentes de italianos, há pizzarias super famosas como a Totonno’s (que a gente já falou nesse post sobre Coney Island) e a Grimaldi’s. Já em Manhattan, nossa favorita é a Artichoke, super despretensiosa e cujo sabor mais famoso é o que dá nome a pizzaria: de Alcachofra, com muitoooo queijo e espinafre! Pode parecer estranho, mas surpreende e é super saborosa! Vale a visita.
1-) Hambúrguer
Como boa cidade americana, o hambúrguer não poderia faltar nessa lista de sugestões comidas típicas para comer em Nova York! Aliás, foi em Nova York que o hambúrguer, há alguns anos, voltou a ganhar status de “comida de verdade” e não mais apenas comida de fast food.
O prato está presente do menu do restaurante 5 estrelas até na delicatessen da esquina, cada um com a sua receita especial. São muitos os lugares que servem bonshambúrgueres em Nova York, mas temos dois favoritos:
1º – Shake Shack: Até hoje o melhor hambúrguer de Nova York para nós!Super macio e suculento, com um pão também delicioso, o Shake Shack é mesmo excelente! A principal loja, localizada no Madison Square Park, onde tudo começou, continua sendo um dos melhores lugares para experimentar, ainda que as filas possam desanimar. Até a versão vegetariana dele, com cogumelos e queijo é de deixar qualquer carnívoro com água na boca. Veja mais sobre a nossa experiência no Shake Shack de Nova York, nesse post: Shake Shack: Um hambúrguer para deixar de ser vegetariano.
2º – Burger Joint: Como o Shake Shack acima, o Burger Joint nasceu despretensioso, com objetivo de voltar as origens do verdadeiro hambúrguer, sem firulas, com ingredientes de qualidade. O ambiente do Burger Joint é também bem descolado, podendo os clientes inclusive desenharem e escreverem em qualquer superfície do local. A loja original, “escondida” no hall do hotel Le Parker Meridien continua sendo uma das mais legais para ir, especialmente pela experiência de entrar numa “portinha” dentro desse hotel 5 estrelas, pagando poucos dólares por um excelente hambúrguer!
Deu para ver que há comidas típicas, com a cara de Nova York, para todos os gostos e bolsos! Existem muitos restaurantes e comidas deliciosas para experimentar na cidade, mas essas são as nossas favoritas! E as suas? Compartilhe com a gente nos comentários as que mais gostou!
Créditos: Blog Vambora