León, na Nicarágua
A Catedral de León, na cidade de León, na Nicarágua, foi declarada Patrimônio Cultural da Unesco em 2011. A construção barroca, de 1814, demorou 67 anos para ficar pronta e, em 2016, passou por grande reconstrução. Atualmente o local tem tours gratuitos pelas suas naves, capela, pinacoteca e pátio interno. cen-nicaragua.org.
Nova York, nos EUA
A Catedral of Saint John the Divine, templo anglicano, fica no bairro do Morningside Heights, Nova York, e, além das missas diárias, oferece exposições artísticas e shows de jazz. Quarta maior igreja do mundo, a construção neogótica tem tours gratuitos diariamente. Mais detalhes estão no site stjohndivine.org.
Montreal, no Canadá
A imponente Basílica Notre Dame de Montreal, no Canadá, de estilo neogótico, foi erguida entre 1823 e 1829. Ao visitante, oferece tour de uma hora e direito de sentar-se no órgão, ao lado dos músicos (12 dólares canadenses, ou R$ 30, cada).basiliquenddm.org.
A Basílica de Guadalupe, na Cidade do México
São dois os templos no complexo da Cidade do México em homenagem à santa padroeira do país, segundo santuário católico mais visitado no mundo: só perde para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Acima, a Nova Basílica de Guadalupe, de 1974.basilica.mxv.mx
Cusco, no Peru
A Catedral de Cusco, da cidade peruana do mesmo nome, fica a mais de três mil metros de altitude. O templo foi construído no século XVII em estilos neogótico, renascentista e barroco. Dentro, há uma coleção de pinturas coloniais. Passe para visita às igrejas: R$ 16.visitperu.com
Créditos: O Globo