Céu azul, sol a pino, praia cheia. Descrição típica de uma tarde de verão carioca, mas que também cai como uma luva para definir a vista da suíte presidencial do The Shutters On The Beach Hotel, em Santa Mônica, na Califórnia, onde Fergie me recebe para mostrar em primeira mão sete das 13 faixas que compõem Double Dutchess, seu aguardado novo álbum que será lançado mundialmente no dia 22.09, passados 11 anos de seu primeiro disco solo.

“Não parece que estamos de frente para Ipanema?”, me sugere logo ao abrir a porta, depois de um longo abraço, a bordo de um total look Saint Laurent com estampa de leopardo, botas de couro marrom também da maison, mais poderosos anéis dourados Moschino nos dedos, refletindo a luz do sol californiano que entrava pela janela. “OK,OK, o Rio é mais bonito, eu sei. Mas já vale para aquecer os ânimos, né?” 

Não é à toa que o Rio de Janeiro anda ocupando os pensamentos da cantora ultimamente: Fergie está com a cabeça a mil, voltada para o show que vai fazer no Palco Mundo do Rock in Rio neste sábado (16.09).

Apesar de já ter arrastado mais de 1 milhão de pessoas para o show de revéillon no Rio de 2006 para 2007 com a banda Black Eyed Peas (da qual é vocalista), essa é sua primeira apresentação solo no País, – e a californiana promete tocar algumas das faixas novas especialmente para o público do festival.

“Não posso falar muito, mas garanto que vai ser especial, novas faixas, cenários e figurinos, tudo pensado para esta noite de Rock in Rio!” Quem assina o styling do show é a bombada figurinista sueca B.Akerlund, que, além de Fergie, tem como clientes as superstars Lady Gaga e Beyoncé.

Vocalista do Black Eyed Peas desde 2003, Fergie resolveu investir na carreira solo em 2006. A decisão foi mais que bem recebida: seu primeiro álbum, The Dutchess, já estreou de cara em segundo lugar na Billboard, ocupando as paradas por 94 semanas, além de vender 9 milhões de cópias mundialmente, graças a hits que você provavelmente lembra (e tem na playlist) até hoje, como “Fergalicious”, “Glamorous” e “Big Girls Don’t Cry”, todos no topo das paradas.

Mas o que ninguém imaginava na época é que demoraria toda uma década para o segundo álbum sair. Ou melhor, o “visual álbum”, já que além de 13 faixas inéditas, a nova produção tem 13 clipes, que serão lançados simultaneamente com as faixas.

 

“Venho trabalhando neste projeto há anos. Muitas vezes, achei que ele estivesse pronto, mas aí via que ainda não estava”, me contou empolgada Fergie, 42 anos, mais de 3,8 milhões de seguidores no Instagram, outros 3,86 milhões no Twitter e cerca de 11 milhões de likes no Facebook.

“Queria esvaziar a gaveta, desarrumar as malas, colocar para fora tudo o que venho escrevendo nos meus diários todos esses anos.”

O pontapé inicial veio há cerca de cinco anos, quando Fergie, depois de se casar com o ator Josh Duhamel, reformou a casa por conta da gravidez do filho, Axl, hoje com 4 anos. “Mudamos provisoriamente para o Hotel Angeleno, que tinha uma vista fantástica, cercado por muito verde. Tudo isso me inspirou, passava horas meditando, tendo ideias e viajando em cima delas, visualizando o clipe, a dança. Para mim, vem tudo junto – por isso decidi lançá-lo assim”, explica.

Para realizar a empreitada, Fergie, dona de oito Grammys e nove vitórias no American Music Awards, se cercou de um time de feras da cena fashion: responsável pela direção criativa do novo álbum, o brasileiro Giovanni Bianco (diretor criativo da Vogue italiana) dirigiu, ao lado de Bruno Ilogti, quatro vídeos do novo álbum, entre eles o de “Just Like You”, captado em Paris, com styling de Carine Roitfeld e participação do supermodelo holandês Mark Vanderloo.

De Giovanni veio tambéma ideia do seu novo corte de cabelo, que antes estava pela cintura. “Já na primeira reunião, ele disse: ‘Fergie, esse cabelo tem que ir embora. É um novo capítulo de sua história’.”

Para fotografar a capa do disco, foi escalada a dupla Mert & Marcus, que, além do sucesso na moda internacional, tem no currículo a fotografia de Rebel Heart, de Madonna.

Nicki Minaj é outro nome que desponta em Double Dutchess. Ela divide com Fergie os vocais de “You Already Know”, faixa de batida animada com samples de “Think About It”, de Lyn Collins, que virou sucesso nas pistas no fim dos 80.

“Adoro um throwback e a Nicki também. Acho mágico recuperar um sentimento de outro tempo, e mostrá-lo para uma nova plateia”, reflete. “Queria fazer um álbum girl power, que mostrasse que as garotas é quem mandam.”

Exemplo que reforça tal intenção é “M.I.L.F.$”, lançada em julho do ano passado, cujo clipe reúne um time de supermeninas como a reality star Kim Kardashian e as tops Alessandra Ambrosio, Isabeli Fontana Natasha Poly. O vídeo da faixa já ultrapassou os 190 milhões de views no YouTube e também integra o tracklist de Double Dutchess.

O tom autobiográfico esquenta em “A Little Work”. Em um curta-metragem de dez minutos dirigido pelo sueco Jonas Akerlund (responsável pelos vídeos de “Hold Up”, de Beyoncé, e “John Wayne”, de Lady Gaga), e pela sua mulher (e também figurinista da cantora), B.Akerlund, Fergie reflete sobre o passado quando, depois de deixar a girl band Wild Orchid (ela fez parte entre 1994 e 2001), teve de dar um tempo para fazer um rehab. “Já falei dessa experiência várias vezes, mas com o Jonas foi diferente, somos amigos. Não foi exatamente fácil. Eu ia dirigindo para o estúdio com lágrimas nos olhos, nunca tinha me sentido assim antes.”

Fergie faz questão ainda de deixar claro que a paixão pelo Brasil é muito mais que um amor de verão. “Fui brasileira em outra vida”, brinca. “Adoro o português, a energia das pessoas e a música.”

De olhos bem abertos para o que acontece musicalmente no País, ela conta que curte o som de Ivete Sangalo e, em especial, de Anitta. “Achei genial seu trabalho com o Giovanni (Bianco), inclusive temos nos falado por telefone.”

Nova parceria vindo aí? Fergie, com um sorriso enigmático, responde reticente: “Estamos conversando”. A coisa tem tudo para vingar: ela agora também é dona de seu próprio selo musical, pelo qual está lançando Double Dutchess, em parceria com a BMG. “Por enquanto, estou focada neste projeto, mas já ansiosa para trazer novos artistas para o meu selo, e dar a eles a mesma chance que um dia tive.” Prepara!

Créditos: Vogue