Brasília, 20 de setembro de 2017. A rede de restaurantes Madero fechou o primeiro semestre de 2017 com o faturamento de R$ 314 milhões. O número é 62% maior do que o obtido no mesmo período do ano passado. A empresa, com sede em Curitiba, acaba de anunciar novos investimentos da ordem de R$ 40 milhões até o final desse ano, quando pretende já terá ultrapassado a marca de 100 restaurantes, localizados no Brasil e no exterior.

Segundo o empresário Junior Durski, chef, fundador e presidente da rede de restaurantes Madero, o segredo nada mais é que manter o foco obstinadamente na combinação de alta qualidade com preços honestos. Uma das maiores redes de “casual dining” do país, a empresa buscou na verticalização de praticamente todos os seus processos o caminho para assegurar o controle de qualidade desejado combinado a custos compatíveis e sempre sob controle.

“A gestão verticalizada na produção, engenharia e logística nos permite maior autonomia, maior lucro, maior controle e completo domínio da tecnologia”, garante Durski.

Praticamente todos os alimentos servidos nos restaurantes são produzidos na fábrica do Madero em Ponta Grossa, no Paraná. Os produtos chegam aos restaurantes de todo o Brasil por meio de uma frota própria de 24 caminhões. Insumos importantes como verduras, legumes e hortaliças são produzidos por famílias de agricultores selecionados pela empresa, que se tornam parceiros e garantem o frescor e a alta qualidade que chega às mesas dos restaurantes no sistema chamado pelos americanos de “farm to table”.

Quando a companhia decide abrir um novo restaurante, o Madero consegue viabilizar a nova unidade em 180 dias, sendo a obra em 90 dias, por um custo idêntico ao que tinha há 5 anos, assegura o presidente da rede. Durski explica ainda que a gestão centralizada é o segredo para um rigoroso controle de custos e para a máxima redução de desperdícios, inclusive de postos de trabalho.

No primeiro semestre deste ano, por exemplo, apesar do crescimento da rede, com novos restaurantes e novas contratações, o Madero reduziu seu turn over de 8% para 3%, por meio do desenvolvimento dos seus colaboradores líderes e de um expressivo programa de retenção de talentos.

Mas não são apenas os fatores internos que estão permitindo ao Madero manter seu padrão arrojado de crescimento. O cenário econômico adverso também tem contribuído para que muitos shoppings centers do Brasil ofereçam espaços para a abertura de novos restaurantes em condições muito favoráveis e impensáveis em épocas de melhor desempenho da economia.

“A gastronomia e o entretenimento são diferenciais importantíssimos que ajudam a aumentar o fluxo de consumidores em qualquer shopping. Ter boas opções de restaurantes é garantia de ter sempre gente circulando. Conseguimos aproveitar todas as boas oportunidades e ofertas e isso está contribuindo decisivamente para o nosso crescimento”, explica o empresário, que aproveita o momento também para renegociar seus contratos mais antigos.

“Aprendi que é na crise que as melhores oportunidades aparecem”, continua Durski. “A maioria das empresas enxuga e corta tudo; reduzem o tamanho e abrem espaço para a concorrência. No Madero, aprendemos a fazer ao contrário. Quanto mais qualidade temos, mais os clientes retornam e novos clientes nos elegem. Podemos até cortar gorduras, mas não as veias. E a nossa principal veia é a qualidade. Nessa, não mexemos”, completa.

Seguindo suas crenças e com trabalho incansável, apenas considerando o primeiro semestre de 2017, o EBITDA do Madero (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação e excluindo efeito das despesas pré-operacionais, ligadas a aberturas de novas unidades) atingiu praticamente o mesmo número apurado ao final dos 12 meses de 2016. Comparado ao primeiro semestre de 2016, o crescimento foi de 208%.

“Assim como a lógica que orienta a nossa forma de pensar em alimentação, na gestão da nossa empresa também procuramos fazer o simples muito bem feito, com qualidade extrema e um cuidado quase obsessivo com detalhes e com a forma atenciosa como tratamos as pessoas e cada milímetro daquilo que fazemos. Este é o nosso jeito de trabalhar e de viver”, conclui o chef e empresário Junior Durski.

Sobre o Madero – Fundado em 2005 pelo chef Junior Durski, o Madero é uma das principais redes de restaurantes do Brasil, com dois principais modelos de negócio em operação: Steak House (casual dining) e Container (fast casual). A marca é reconhecida por produzir e servir cheeseburgers gourmet, o carro-chefe, além de carnes, massas, saladas e sobremesas – com rigoroso controle de qualidade, em um ambiente diferenciado. Atualmente, são quase 100 restaurantes espalhados por 11 estados, quatro no Distrito Federal e um em Miami, que juntos faturaram, em 2016, R$ 446 milhões. Para abastecer a rede, o Madero possui uma fábrica no Paraná com capacidade de produzir 2 milhões de hamburgers mês.

Serviço

MADERO STEAK HOUSE – PÁTIO BRASIL
Endereço: Pátio Brasil Shopping – SCS, Quadra 7, Bloco A, Asa Sul
Funcionamento:
– segunda a sábado, das 11h45 às 23h
– domingo, das 11h45 às 22h
Happy Hour: segunda a sexta, das 18h às 20hTelefone: (61) 3041-7005

MADERO STEAK HOUSE – SHOPPING ID
Endereço: Shopping ID – SCN, Quadra 6, conjunto A, térreo, Asa Norte
Funcionamento:
– segunda a quinta, das 11h30 às 15h e das 18h às 23h
– sexta e sábado, de 11h30 a 0h
– domingo, das 12h às 23h
Happy Hour: segunda a sexta, das 18h às 20hTelefone: (61) 3046-0017

MADERO STEAK HOUSE – PARKSHOPPING
Endereço: ParkShopping – Área 6580, Guará
Funcionamento:
– segunda a sábado, das 11h45 às 23h
– domingos e feriados, das 11h45 às 22h30
Happy Hour: segunda a sexta, das 18h às 20h
Telefone: (61) 3362-1358

MADERO CONTAINER ÁGUAS CLARAS
Endereço: Avenida Castanheiras, esquina com a 26 Norte – Águas Claras
Funcionamento: todos os dias, das 11h às 23h
Happy Hour: segunda a sexta, das 18h às 20h.
Telefone: (61) 3081-1505