vinho não precisa ser associado ao inverno e aos dias mais frios. Quer continuar tomando a bebida mesmo com o calor? Confira as dicas do especialista em harmonizações e sommelier internacional, Rodrigo Bertin, do projeto Vinho Mais:

Os vinhos ideais

1. Vinhos mais leves são as opções ideais para dias quentes, portanto aqueles menos alcoólicos (até 12,5% de graduação alcoólica). Podem ser brancos, roses, espumantes, frisantes e até tintos.
2. Consumi-los gelados também ajudam na diminuição da sensação de calor. Consuma os vinhos brancos ou roses perto de 6° e tintos perto de 15°.

Mantendo a temperatura

1. Não esqueça do balde de gelo! Como a temperatura externa está mais alta, o vinho esquentará rápido e por isso um balde de gelo manterá o vinho na temperatura mais baixa.
2. Gele mais do que o necessário caso não tenha um balde com gelo. No caso de não ter onde manter a temperatura do produto, o segredo é gelar um pouco a mais do que o necessário.
3. O espumante bem gelado, além de ser muito refrescante, harmoniza com a maioria dos petiscos e porções, ajuda na digestão e não causa sensação de estufamento.

Harmonizações

1. Faça coquetéis à base de vinho! Os drinks feitos com vinhos são extremamente leves e refrescantes e casam perfeitamente com o calor. Alguns deles são Aperol Spritz, Sangria, Clericot.
2. Não gaste muito dinheiro com vinhos no calor! Vinhos mais caros geralmente são mais complexos e encorpados, o que foge da proposta ideal de vinhos para dias quentes.
3. Para você que não abre mão de um vinho tinto, as uvas mais leves, que possuem menos taninos e que podem ser consumidos mais geladas são a Pinot Noir, Merlot e Gamay.