Imagine se as séries de burpees, flexões e abdominais que você repete diversas vezes no chão, na aula de funcional, fossem feitas em cima de um cavalo em movimento.

Animais de porte grande, que recebem um adestramento especial focado no equilíbrio e no fortalecimento muscular – para não sobrecarregá-los nas costas e nos tendões -, são os protagonistas da nova modalidade da Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo.

Disponível a partir de setembro para sócios e não sócios do clube, o Horse & Fit foi desenvolvido pela professora de educação física e instrutora de volteio (ginástica acrobática feita no lombo de cavalos) Carla Massenzi, que criou uma mistura de exercícios estáticos e dinâmicos, unindo técnicas e posições da ioga, do pilates, do volteio e do treinamento funcional.

A aula começa com o aluno no solo, correndo em ritmo leve ao lado do cavalo, para que os dois se aqueçam e se familiarizem (carinhos no dorso do animal são bem-vindos). Durante o tempo todo, o animal fica preso a uma guia longa e é levado pelo professor, que o instrui a andar em círculos.

“Não existe a necessidade de domá-lo, a única preocupação de quem está praticando é realizar os movimentos da melhor forma, sempre mantendo a postura e o abdominal contraído”, ensina Carla.

Uma vez na garupa, começam as sequências de exercícios, que vão das posturas de ioga mais fáceis a exercícios de quatro apoios para os glúteos usando caneleiras – o nível de dificuldade sobe dependendo do preparo do aluno.

Um cilhão que possui alças fica preso ao dorso do animal, servindo de apoio. Do chão, a professora vai fazendo as contagens, enquanto a música ajuda a dar ritmo à aula – os ouvidos do cavalo ficam protegidos com uma touca própria.

O diferencial da prática é que ela é feita com o cavalo andando, o que já requer mais esforço que no chão. “A movimentação estimula mais a musculatura e potencializa a força dispensada pelo corpo do aluno”, explica Carla.

Entre os outros benefícios do Horse & Fit estão a melhora da mobilidade articular, da resistência, do equilíbrio e da coordenação motora. Além disso, a atividade também promete ganhos mentais e psicológicos. “A prática ajuda de forma indireta e prazerosa no aprimoramento da coragem, autoconfiança, concentração e autoestima”, conclui a professora, que customiza cada treino de acordo com os objetivos do aluno.

Essa pode ser a modalidade ideal tanto para quem quer suar e definir os músculos, mas está cansado do ambiente das academias, quanto para quem quer melhorar o condicionamento físico e sente falta das aulas de equitação da infância. De quebra, no fim da aula, o aluno ainda tem direito a dar umas boas cavalgadas!

RAIO X
A prática proporciona bem-estar graças ao contato com a natureza e a troca de energia com o animal, sempre em movimento
Flexibilidade, resistência física, equilíbrio e coordenação motora estão entre os benefícios garantidos pela modalidade
Cada aula dura 45 minutos e pode ser feita individualmente ou em dupla

Créditos: Vogue