Dormir mal é terrível para o humor e pode causar muito mal para a saúde. Em busca de uma melhora na qualidade do sono, buscamos especialista para darem suas dicas preciosas. Anote:

1. Florais de Bach – a terapeuta floral Marcia Rissato da Mona’s Flower recomenda o uso dos florais Rescue, que ajudam a tranqüilizar. “Tenha sempre em casa as balinhas ou chicletes dos florais ingleses Rescue que ajudam a aliviar a tensão, totalmente naturais sem qualquer contraindicação. Sua fórmula combina os 5 florais: Star of Bethlehem; Rock Rose, Clematis, Impatiens e Cherry Plum, indicados para relaxar corpo e mente.

2. Aromaterapia – use os aromas ao seu favor! “Eles enviam mensagens do olfato até o cérebro, atuando terapeuticamente, além de trazer um perfume incrível para o quarto”, segundo Nathalia Carraveta, especialista em desenvolvimento de aromas da L’eponge. Os aromas de lavanda, cedro, erva-doce e eucalipto são ótimos para quem quer combater a distração antes do sono. Borrife algumas vezes o spray de ambiente com algum dos aromas no quarto, ele perfumará o ambiente e logo se sentirá mais relaxada.

 3. Alimentação – para ter uma noite de sono tranquila, a nutricionista Haline Dalsgaard, idealizadora do projeto “Saúde no prato”, explica que é importante evitar o consumo de açúcar antes de dormir, pois isso causa um pico de energia seguido de queda após 30 a 60 minutos da ingestão, podendo prejudicar o sono, causar ansiedade e estimular a fome noturna. “O ideal é investir em alimentos que facilitem a digestão e sejam leves antes de ir pra cama, como sopas, caldos, saladas são bons exemplos”, explica Haline Dalsgaard.

4. Automassagem – adote essa técnica para relaxar e conseguir dormir. “Faça massagem em movimentos circulares nas mãos por mais ou menos três minutos. Estalar os dedos também ajuda o corpo a relaxar”, aconselha a naturóloga Mariana Vitte do W Spa. Uma outra opção para diminuir a insônia é massagear o lóbulo, aquela parte inferior e mole da orelha. “Com os lóbulos entre os dedos, massageie a região por cinco minutos. Cada ponto da orelha corresponde a um órgão e o lóbulo acessa a área cerebral”, ressalta a expert.

Créditos: Vogue