Na ilha de Santorini, na Grécia, existem dois vilarejos principais para se hospedar. Fira, que fica perto de Firostefani (um pouco mais calmo) e Oía, que fica ao norte, mais afastado de todos os outros, mas com certeza o ponto mais sofisticado da ilha.
1. The Ivory Suite
Fica naquele aglomerado de casinhas brancas, conhecidas como casas-cavernas, construídas sobre as falésias vulcânicas da região chamada de Caldera. Ali estão os hotéis mais bacanas e o que achei genial: suítes simples, mas ao mesmo tempo luxuosas, por terem serviço de hotel com a privacidade de uma residência, como é o caso do Ivory. Gostoso demais pegar sol nas espreguiçadeiras ou fazer uma refeição de frente para o mar, sem o buzz de hotel. A sensação de insider é total.
2. Melitini
Por ser longe de tudo e ter excelentes restaurantes, Oía convida a uma imersão no vilarejo local. Afinal, alugar um carro e ir para lugares que ficam a partir de 20 minutos dali é para quem vai passar muitos dias por lá. Para almoçar, a dica é o Melitini. Especialidades gregas com toque contemporâneo, bem casual, mas disputadíssimo. Não apareça sem reserva. Tentamos no primeiro dia, mas eles fazem questão de receber bem e sem rush. No dia seguinte, com reserva, tivemos uma ótima mesa e atendimento excelente. É bem casual, então não se imagine num almoço romântico ali.
3. Ambrosia
Este é para jantar e sim, super-romântico, com o melhor terraço de Oía e vista para o pôr do sol mais lindo da ilha. Pequeno, gourmet, aprovado e indicado pela Daniela Filomeno, do Viagem & Gastronomia, me animou a conhecer. Também exige reserva, mas, exatamente por ser romântico, não aceita crianças. Sendo assim, nosso não-jantar terminou com uma foto da Rosa na entrada do lugar.
4. Um iate para chamar de (quase) seu
Must do de Santorini é o passeio de iate com direito a paisagens sensacionais como as de penhascos de mármore e mergulhos em águas sulfurosas do vulcão ativo de Nea Kameni, que dizem, faz bem para pele e ossos. Mas veja, não é qualquer iate. Os do Sailing Center tem iates supernovos e bem cuidados, aceitam no máximo 12 pessoas e incluem um almoço delicioso com churrasco de peixes e frutos do mar. Dura 4 horas por 155 euros por pessoa. Inesquecível.
Créditos: Vogue