No universo da arquitetura, elas são usadas como revestimentos e bancadas. Mas atualmente as pedras vêm ganhando outros espaços na casa e aparecendo como o elemento principal de móveis, peças decorativas e utensílios. E vale tudo: da valorização da aparência bruta às rochas totalmente trabalhadas. Das clássicas às mais exóticas, como mármore, pedra-sabão, quartzo e ágata, todas podem ser usadas.
“A crescente utilização dos minerais dentro de casa está muito ligada à necessidade de conforto das pessoas e ter um elemento natural por perto ajuda a trazer essa sensação”, diz Luiza Loyola, especialista do portal de tendências WGSN.
Para a arquiteta Barbara Dundes, houve um período de preconceito dos brasileiros em relação às irregularidades e aos veios naturais das pedras. “Mas agora estamos num momento de muita admiração por esse tipo de material”, diz. Em seus projetos, ela costuma misturá-lo com madeiras e metais.
Expert na criação de joias, a designer e artista Elisa Stecca há décadas recorre aos minerais em suas peças e não os abandonou quando começou a idealizar objetos para interiores. “Além de lindas e únicas, as pedras têm um aspecto energético incrível”, diz a profissional – apaixonada sobretudo pela ágata. “Cada uma traz um tipo de vibração, e isso influencia no cotidiano da casa, o que é maravilhoso”, completa.
Confira mais ideias na galeria abaixo: