Todo mundo conhece alguém que acabou de voltar de Portugal ou está para viajar para lá, ou mesmo que esteja planejando se mudar para o país – até Madonna escolheu as terras lusitanas como novo endereço fixo. A sensação de que Portugal é o lugar da moda foi corroborada no último dia 30 de setembro, quando o país ganhou o prêmio de Melhor Destino da Europa em 2017 no World Travel Awards, considerado o “Oscar” do Turismo.
O prêmio principal não foi o único a terminar a noite em mãos portuguesas. No Algarve, eleito o Melhor Destino de Praia do continente, ficam o Resort Mais Romântico da Europa (Monte Santo Resort), o Melhor Resort de Praia (Hotel Quinta do Lago), o Melhor Resort Lifestyle (Epic Sana Algarve), Melhor Resort Lifestyle de Luxo (Conrad Algarve), Melhor Hotel para Encontros e Conferências (Ria Park Hotel), Melhor Hotel Butique e Melhor Resort Butique (ambos para o Vila Joya).
O Porto de Lisboa foi escolhido o melhor para cruzeiros. Na capital ficam também hotéis premiados, como o Altis Belém Hotel & Spa (Melhor Hotel Design), Bairro Alto Hotel (Melhor Hotel Icônico) e Pestana Palace Lisboa (Melhor Hotel de Luxo para Negócios). A TAP ficou com o prêmio de melhor companhia aérea para África e América do Sul e o Turismo de Portugal, com o de melhor órgão oficial de promoção.
Outras cidades europeia premiadas foram São Petersburgo (Melhor Destino de Cidade), Genebra (Melhor Destino para Escapada), Barcelona (Melhor Destino para Encontros e Conferências) e Veneza, escolhida o Melhor Destino de Cruzeiros, apesar das críticas dos moradores a essa modalidade específica de turismo de massa. A Turkish Airlines foi eleita a Melhor Companhia Aérea, o Melhor Aeroporto é o de Zurique, o Cigaran Palace Kempinski Instanbul foi escolhido o Melhor Hotel e a Norwegian levou o prêmio de Melhor Companhia de Cruzeiros.
Além de prêmios, os números comprovam que Portugal é o must visit do momento. De acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) português, o país deverá receber, até o final de 2017, 21 milhões de turistas, algo em torno de 10% a mais que em 2016. E os brasileiros correspondem a uma boa parcela desse bolo. Só no primeiro semestre de 2017, o INE detectou um crescimento de 67% no número de visitantes brasileiros em relação ao ano anterior, quando Portugal recebeu 625 mil turistas da antiga colônia, um recorde que deve ser batido em breve.
Essa preferência se percebe também nas buscas de brasileiros por passagens para Portugal na internet. Lisboa foi o destino internacional mais buscado pelos usuários da plataforma de comparação de preços de passagens aéreas Voopter no terceiro trimestre de 2017. A capital portuguesa também ficou bem colocada, em quarto lugar, entre os dez destinos mais buscados pelos brasileiros no Kayak em julho.