O mundo do revestimento é muito vasto, cada ano somos surpreendidos com novidades de materiais e técnicas de aplicação que buscam atender um mercado exigente que prefere a praticidade com estilo.
A escolha o revestimento ideal não passa somente pela estética, para além da decoração e estilo, existem fatores que não podemos nos esquecer antes de optar por uma opção. É muito importante ter em conta, o orçamento disponível, as técnicas de instalação e não se esquecer que cada material tem desempenho diferente, sendo alguns mais adequados para alguns ambientes que outros e por essas razões, você deve ter muito claro aonde que ambiente e qual parede será revestida.
Para garantir um bom resultado ter a orientação de um profissional é essencial, empresas de instalação e arquitetos de interiores são alguns exemplos de expertos no assunto que estão qualificados para este tipo de serviço. Por isso, se você está buscando o melhor material para revestir e transformar a sua casa, depois de ver estas 9 ideias que separamos neste livro de ideias, não hesite em entrar na página de profissionais do homify.
1. Pedra palito
Este tipo de corte conhecido como palito ou canjiquinha, faz com que a pedra fique em forma de barras planas encaixadas umas sobre as outras. O efeito é de uma parede com muita textura e impacto visual, criando um efeito de sombras e luzes. As cores variam dependendo do tipo da pedra e podem variar do marrom e bronze escuro até os tons mais claros como bege e branco.
2. Papel de parede
O papel de parede é uma maneira fácil e prática de revestir. Pode ser encontrado em uma grande variedade de cores e materiais, além de ser relativamente barato, o que faz desta opçãoideal para decoração e transformação da sua casa. A versatilidade faz com que este revestimento combine muito bem com outros materiais.
3. Painéis 3D
Os painéis 3d são exemplo de como a alta tecnologia esta sendo incorporada no mercado da construção. Ideias para revestir paredes internas, os painéis oferecem agilidade na instalação com resultado final inovador e único. Além de permitir dar asas a imaginação com a criação de formas e texturas diferentes, esta técnica pode ser aplicada em diversos materiais como, por exemplo, o alumínio, a madeira e o gesso.
4. Bom e velho azulejo
O azulejo não é nenhuma novidade, mas segue sendo um dos revestimentos mais utilizados. Conhecido pela resistência e durabilidade, os azulejos são perfeitos para áreas molhadas como os banheiros e cozinhas. Atualmente, o mercado vem se renovando e é possível encontrar azulejos com cores modernas e além da opção de imprimir um desenho geométrico sobre encomenda, o que faz deste antigo revestimento um material sempre atual.
5. Concreto aparente
Utilizado como material estrutural, o concreto aparente para o revestimento é um opção para quem busca uma estética moderna e prática. Perfeito para grandes superfícies externas ou internas é um tipo de acabamento com uma cor muito versátil, o cinza, o que permite uma vasta combinação com outras cores e também materiais. Dependendo de como aplicado, o acabamento pode ser mais rústico com marcas dos painis de madeira, ou então liso e uniforme, como o da imagem a cima.
6. Adesivo de ladrilho hidráulico
Esta é a escolha ideal para quem quer transformar sem reformar. O adesivo é prático e permite a aplicação direta sobre o revestimento antigo, sem sujeira e bagunça. Além de ser fácil de aplicar, também é fácil de ser removido, sem falar da facilidade para limpar. A durabilidade dependerá principalmente da superfície sobre a qual foi aplicada, assim recomendamos que você se oriente antes.
7. Madeira
A madeira é um material que transmite calidez e comodidade, sendo assim, revestir uma parede com painéis de madeira deixará a sua casa elegante e aconchegante. Os tipos mais comuns são o ipê e o jatobá, freijó e a amêndola e independente da tonalidade é um revestimento que precisa de finalização e tratamento que garantem a durabilidade e o rendimento. Para além das madeiras convencionais, uma novidade é o uso da madeira de demolição que entra no mercado e visa atender consumidores mais conscientes com o aproveitamento de materia prima para outras funções.
8. Sem acabamento
Nesta imagem vemos uma parede complemente sem revestimento, aqui se optou por deixar reveladas as pedras estruturantes do apartamento. Esta opção dá um resultado rústico que combina muito bem com uma decoração mais moderna. Pela falta de um revestimento esta solução é sempre recomendada para superfícies internas e para os cômodos como esta sala de estar, ou então sala de jantar, evite as áreas de banheiros e cozinhas.
9. Pastilha de vidro
Assim como o azulejo, a pastilha de vidro é utilizada nas áreas molhadas da casa, esta opção de revestimento tem aplicação fácil e é um elemento decorativo excelente. Sendo o resultado final uma parede de uma só cor ou então uma combinação de pastilhas de diferentes tonalidades, este revestimento deixa o ambiente com ar fresco e contemporâneo.
Créditos: Homify