Seja você fã ou não de peruas, já adianto: é praticamente impossível ficar indiferente ao novo Panamera Sport Turismo. A primeira statin wagon desenvolvida pela Porsche tem todas as qualidades do sedã esportivo de mesmo nome: alto nível de tecnologia, conforto e, é claro, desempenho de carro esportivo. Mas o Sport Turismo logo de cara pode ser considerado uma versão melhorada do sedã. A começar pelo design.
Se o sedã mesmo na segunda geração ainda não convenceu você, acredite em mim, esse novo tipo de carroceria caiu como um uma luva para o Panamera. Olhando de muitos ângulos, não há muita diferença entre o sedã e a perua. Mas a traseira ganhou um desenho mais cheio e natural, que combina perfeitamente as lanternas que se unem em uma peça única. O recurso ajuda a acentuar as curvas do modelo e equilibrar melhor suas proporções. Ali atrás, aliás, a transição do teto é marcada pelo spoiler ativo, elemento aerodinâmico capaz de aplicar uma força de até 50 kg para ajudar a grudar o carro ao chão em altas velocidades. Mas o efeito estético da peça não é desprezível.
Mas, para além do design, o Sport Turismo pode ser considerado uma opção mais versátil, apesar de manter praticamente a mesma receita e até as mesmas dimensões do sedã. O porta-malas, por exemplo, não é muito maior. Apesar da generosa abertura com acionamento elétrico, há apenas 20 litros adicionais, o que no total resulta em 520 litros. Mas se essa não parece ser uma grande vantagem em relação ao sedã, o espaço adicional no assento traseiro pode ser.
A perua é o primeiro membro da família Panamera a oferecer espaço para três passageiros no banco traseiro inteiriço. Não que um sedã com mais de 5 metros de comprimento e 2,95 m de entre-eixos seja apertado. Pelo contrário. A bordo de um Porsche, os passageiros desfrutam o típico conforto de um jatinho executivo – com direito a mesinha para refeições, ar-condicionado digital e bancos climatizados que podem praticamente ser deitados. Mas esses recursos costumam ficar limitados quando você precisa acomodar uma terceira pessoa. Na verdade, quem precisar ir no meio não terá tanto espaço para as pernas quanto os demais ocupantes, devido ao elevado túnel central. Mas esse aperto ainda pode ser compensado pelo alto nível de tecnologia e sofisticação dentro da cabine que conta, inclusive, com um enome teto panorâmico elétrico bipartido.
Mas, sinceramente, não há maior entretenimento do que estar no papel de motorista da versão mais potente da gama: a Turbo Sport Turismo, já confirmada para o Brasil, e equipada com um motor V8 biturbo capaz de despejar sobre as quatro rodas 550 cv e 78,5 kgfm. Toda essa força bruta, gerenciada pelo excelente câmbio de dupla embreagem e oito marchas, até sobrou durante os 150 quilômetros do test-drive realizado nas bucólicas estradas que cortam a ilha de Vancouver, no Canadá.
Bastava me distrair com a paisagem e tirar os olhos do velocímetro digital por apenas alguns segundos para ultrapassar a velocidade máxima permitida das vias de 100 km/h. E não é para menos: segundo a Porsche, o Turbo Sport Turismo pode ir de zero a 100 km/h em apenas 3,6 segundos e alcançar os 304 km/h de velocidade máxima – desempenho que o coloca ao lado do sedã.
Falando no três volumes, dinamicamente há pouca diferença entre ele e a perua, que demonstrou uma digiribilidade afiadíssima. Além da ágil direção elétrica, o Sport Turismo conta com um sistema de chasis dinâmico com eixo traseiro direcional, que trabalha em conjunto com a suspensão adaptativa a ar. Esse conjunto é capaz de ler as condições da pista bem como as solicitações do motorista para conter o rolamento da carroceria e se adaptar para entregar mais conforto ou mais desempenho.
Todo esse aparto tecnológico estará presente no modelo que chegará até o fim do ano no Brasil.A primeira perua da Porsche será vendida na mesma versão Turbo Sport Turismo avaliada aqui e custará R$ 988 mil.
Motor: Dianteiro, longitudinal, 8 cil. V, 4.0, 36V, biturbo, injeção direta de gasolina
Potência: 550 cv cv a 5.750 rpm
Torque: 78,5 kgfm a 1.960 rpm
Câmbio: Automatizado de 8 marchas e dupla embreagem, tração integral
Direção: Elétrica
Suspensão: Indep. braços sobrepostos (diant.) e multilink (tras.)
Freios: Discos ventilados
Pneus: 275/40 R20 (diant.) e 315/35 R20 (tras.)
Comprimento: 5,09 m
Largura: 1,93 m
Altura: 1,43 m
Entre-eixos: 2,95 m
Tanque: 75 litros
Porta-malas: 520 litros (fabricante)
Peso: 2.035 kg
Central multimídia: 12, 3pol., sensível ao toque