Existem mil “Nova Yorks”, tudo depende do foco da viagem de cada um. Nós focamos em conhecer melhor a cidade com programas kids friendly. E alternamos os bairros mais cool e descolados com os programas óbvios, mas indispensáveis para quem está levando o filho pela primeira vez. Eis aqui o nosso top Five:

Volta ao Mundo: cinco ótimas dicas de Nova York (Foto: Divulgação)

1. High Line e Chelsea
O programa é grátis, democrático e muito nova-iorquino, especialmente aos domingos. Apesar do calor escaldante, as surpresas ao longo do caminho foram animando a gente a cada passo. Tipo a obra de Sascha Braunig, no meio do jardim, intitulada Mutations: Giantess. Para a gente, os sapatos da bruxa, que estaria escondida em algum lugar. A partir dali, o passeio virou uma caça à bruxa. Ou os bancos com molas que, de repente, você senta e afundam. Ou alguém se levanta e sobem. Fizemos todo o trecho e saímos na Rua Gasenvoort, onde rapidamente escolhemos o Serafina Café para um saboroso almoço ao ar livre. Na volta, pit stop obrigatório no Chelsea Market que, by the way, tem uma espetacular loja Anthropologie.

Volta ao Mundo: cinco ótimas dicas de Nova York (Foto: Divulgação)

2. Central Park & Zoo
Bom, este foi um dos lugares que quando fui pela primeira vez, tive vontade de ter filhos só pra levar lá! Imaginem a minha ansiedade para a visita, que na verdade foi muito cansativa por conta do calor. Recomendo manhã ou fim de tarde nos dias mais quentes. O legal é que é um jardim zoológico dentro do Central Park, perto de tudo. Não é um lugar que você tenha que se deslocar, isolado de tudo. Outra coisa bacana é o flow, a visita é tranquila, no meio da vegetação do parque. E os animais são diferentes dos que estamos mais acostumados. Tem focas, pinguins e até urso polar. Além disso, um passeio pelo Central Park é ótimo pra deixar a criança livre pra correr e interagir com as pessoas. Dali fomos direto pro Fred’s na Barneys e almoçamos com um delicioso ar-condicionado, confortavelmente.

Volta ao Mundo: cinco ótimas dicas de Nova York (Foto: Divulgação)

3. Museu de História Natural
Logo na entrada, os esqueletos de dinossauros gigantescos dão a dimensão do investimento do museu. Decidimos ficar no primeiro piso e conhecer a história dos povos e animais de cada região do mundo. Cenas cotidianas dos antepassados, vestimentas e muita taxidermia ilustram essa primeira parte. Mas fica aqui uma observação fora do script: a grandiosidade da edificação, a distribuição generosa das salas e a harmonia estética da exposição, provavelmente bem antiga, deixa tudo muuuito mais interessante. Tudo é muito bem feito, bem conservado, bem cuidado. Vale cada minuto!

Volta ao Mundo: cinco ótimas dicas de Nova York (Foto: Divulgação)

4. Brooklyn e Williamsburg
É assim: você vai direto pra Bedford Avenue, conhece as lojinhas, cafés e restôs. Para para descansar um pouquinho no McCarren’s Park e procura um restô legal pra almoçar. Nós fomos ao Five Leaves, dica da amiga Fernanda Paronetto, que responde pelo site behindthescenesnyc.com, seguimos pra sorveteria Van Leeuwen Artisan Ice Cream, paramos na House of Small Wonders para tomar um café. Tudo dica de insider da Fernanda. E dali fomos andando até o píer e pegamos um ferry boat até Manhattan. Essa parte, a mais turística de todas, foi deliciosa e encerrou nosso dia com chave de ouro.

Volta ao Mundo: cinco ótimas dicas de Nova York (Foto: Divulgação)

5. Imagination Playground em South Seaport
Foi a Lu Curtis, uma das modelos mais longevas e bem-sucedidas que conheço, moradora de NYC de longa data e mãe de Cora e Dhalia, quem nos convidou pra um encontro neste parquinho para lá de especial. Assinado pelo arquiteto David Rockwell, o espaço é para que as crianças interajam mais do que o normal e criem seus próprios brinquedos. No calor de rachar que estávamos, foi uma delícia ver as meninas se molharem e se divertirem à vontade. Depois. Fomos almoçar no italiano Barbalu. Tudo isso numa região calma e tranquila que fica colada ao fuzuê de Wall Street. Ninguém poderia imaginar.

 

Créditos: Vogue