Longe das grandes metrópoles, a arquitetura também é capaz de surpreender e encantar em ambientes inóspitos. Num diálogo entre a beleza da paisagem e os traços da bela arquitetura, cenários com um quê cinematográficos são criados e fazem os visitantes se sentirem diante de uma obra de arte.
Selecionamos sete casas localizadas no meio do deserto e que apresentam uma arquitetura encantadora. São moradas que são um verdadeiro convite para quem busca um lar com atmosfera tranquila para relaxar, longe do cosmopolitismo, mas não abre mão de morar bem.
1. Black Desert House, de Marc Atlan
Projetada pelo diretor de arte Marc Atlan e pelo escritório de arquitetura Oller & Pejic e com design de interiores da Modern Builders, a Black Desert House está no meio do deserto de Mojave, na Califórnia. Vidros espelhados refletem a paisagem vizinha e tornam as paredes semelhantes a obras de arte. Portas e janelas extensas integram o dentro e o fora da casa, ao mesmo tempo em que as cores escuras da morada criam um contraste das paredes com o claro do deserto.
2. Casa tresARCA, de assemblageSTUDIO
No meio do estado de Nevada, em uma das regiões mais áridas dos Estados Unidos, está uma casa projetada pelo escritório assemblageSTUDIO. Com cerca de 750 m², uma casa tem três andares com funções bem definidas: no piso inferior, há uma casa de hóspedes, com cozinha e quartos próprios; no térreo, uma área social, com livings internos e externos, além de uma área gourmet no lounge da piscina; no terceiro e último piso, estão os quartos, situados estrategicamente bem acima por estarem longe dos ruídos das áreas comuns.
3. Casa em Joshua Tree, de Ken Kellogg
Uma das residências mais fantásticas situada no deserto de Joshua Tree levou quase duas décadas para ser construída pelas mãos do arquiteto Ken Kellogg. Em um cenário rochoso, as pedras criam uma atmosfera vizinhança que dialoga com a arquitetura do telhado da morada. Destaque para a iluminação no período da noite.
4. Casa invisível, de Phillip K. Smith III
Desenhada pelo artista Phillip K. Smith III, a casa invisível está localizada em Joshua Tree, na Califórnia. Em sua arquitetura, espelhos refletem o deserto ao redor, fazendo com muitas estruturas da morada fiquem camufladas e passem despercebidas por quem passa pela estrada. Durante a noite, as janelas ganham uma iluminação marcada por brilhos coloridos.
5. Casa em Idaho, pelo escritório Olson Kundig
A aridez de um deserto no estado de Idaho, noroeste dos Estados Unidos, dialoga com a aridez desta morada assinada pelo escritório Olson Kundig. Sua arquitetura é marcada por tons sóbrios, criado por materiais como cimento queimado e blocos de concreto utilizados na construção da morada.
6. Casa Kaufmann, de Richard Neutra
Projetada pelo famoso arquiteto que trabalhou ao lado de Frank Lloyd Wright na construção da Casa da Cascata, a Casa Kaufmann está no deserto de Palm Springs, nos Estados Unidos. Um dos detalhes mais surpreendentes de sua arquitetura é que, construída cercada de rochas, ela parece levitar no meio do deserto. Por ser uma casa de inverno, Neutra investiu em muitas janelas para aproveitar ao máximo os raios solares que a morada recebe durante o dia.
7. Casa de containers, de James Whitaker
O projeto demorou para sair do papel, mas é de impressionar os visitantes. O arquiteto James Whitaker criou uma morada em Joshua Tree National Park, ao sul da Califórnia, no qual containers são empilhados na horizontal, vertical e até na transversal. A distribuição dos containers voltados para todos os lados fez com que os espaços da casa, que tem grandes janelas nas pontas das estruturas, ficassem iluminados durante todo o dia.