O que comemos ao longo do dia tem um grande impacto na qualidade do sono. Se, por um lado, alimentos altamente processados, cheios de açúcar e gorduras saturadas nada mais fazem do que desregular os hormônios e prejudicar a qualidade do sono, por outro, os alimentos mais saudáveis e no seu estado natural são uma espécie de ‘elixir’ noturno.
Mas para que a qualidade do sono seja ótima, não basta apenas comer bem (e movimentar o corpo) durante o dia, é também preciso saber o que comer à noite, especialmente nos momentos que antecedem a ida para a cama.
Quando a fome começa a dar sinais de vida no final da noite, é preciso ‘atacar’ com bolachas de quatro ou mais cereais, que devem ser acompanhadas de queijo cottage,uma combinação rica em proteína, fibra e triptofano, um aliado do cérebro.
A cereja é uma boa opção, diz a revista Prevention, destacando que este fruto é uma fonte de melatonina, um dos hormônios que mais diretamente regula os ciclos do sono. Cinco nozes inteirassão também um lanche válido e, mais uma vez, na carona da melatonina, que combate eficazmente a insônia.
Quem gosta da ideia aconchegante do leite antes de dormir pode ainda optar por esta medida, desde que seja um copo de leite, pois o que oferece os níveis de cálcio e vitamina D que ajudam a adormecer. Por fim, destaca a publicação, pode-se sempre tentar enganar a fome com uma xícara de chá de camomila, um calmante natural que ajuda a adormecer e a ter uma noite tranquila.
Créditos: Notícias ao Minuto