Acredite se quiser: o híbrido Toyota Prius passou à frente do Volkswagen Golf no ranking de vendas do segmento de hatches médios. Hatch médio? Sim, o visual diferentão do Prius pode até disfarçar, mas ele é enquadrado como hatchback. O mais surpreendente, no entanto, é ele estar vendendo mais que o carro que já foi o queridinho da categoria, e até a liderou. Hoje, essa posição é ocupada Chevrolet Cruze Sport6, seguido pelo Ford Focus.

E o Prius, quem diria, há dois meses ocupa o terceiro lugar desse pódio. No mês passado, o carro japonês emplacou 319 unidades, enquanto o Golf vendeu apenas 192 unidades, segundo os Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenebrave).

É verdade que, no acumulado ano, o hatch da Volkswagen soma mais emplacamentos, mas ele está em tendência de queda: houve um recuo de 29,8% de janeiro a setembro de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado. O aguardado facelift do modelo pode até estar desestimulando as vendas, mas a renovação virá só no ano que vem. Já o híbrido da Toyota, que é um carro com um perfil totalmente distinto dos hatches convencionais e até mais caro, teve um aumento de 766%.

Mas vamos deixar algo claro: isso não quer dizer que o tradicional cliente desse segmento tenha trocado Cruze, Focus ou Golf pelo Prius. Alguns casos podem até ter acontecido, mas, no geral, o movimento parece ser outro: o de pessoas realmente interessadas na tecnologia embarcada do carro e de olho em suas excelentes médias de consumo. Afinal, o Prius é o carro mais econômico do país. A Toyota, por sua vez, também tem feito a sua parte ao manter o preço do carro a R$ 126.600, o mesmo do lançamento, que ocorreu há mais de um ano. Diante disso, o mais provável é que alguns donos de Corolla (que pode custar até R$ 104.850)  achem atualmente o Prius um melhor negócio.

Os hatches médios mais vendidos em setembro

Chevrolet Cruze Sport6 – 634 unidades
Ford Focus – 405 unidades
Toyota Prius – 319 unidades
Volkswagen Golf – 192 unidades
Peugeot 308 – 47 unidades

 

Créditos: Autoesporte