A cozinha é um dos ambientes da casa mais pragmáticos de uma residência, no qual a praticidade é o fator determinante na escolha do layout, dos materiais de acabamento, dos armários e dos detalhes. Em outras palavras, as questões estéticas ficam em segundo plano. Mas isto não significa que as questões estéticas são menos importantes. É possível ter uma cozinha prática e confortável e ao mesmo tempo com uma proposta estética atraente.
Hoje apresentamos um projeto de interiores de uma cozinha compacta, com ótimas ideias de emprego de materiais de acabamento de baixo custo, de otimização de espaço e reaproveitamento de móveis, para inspirar quem está planejando renovar a cozinha para deixá-la mais funcional, bonita e não quer gastar muito.
Confira a seguir todos os ângulos e todos os detalhes desta cozinha de apenas 8 m², cujo projeto é assinado pelo estúdio P-Lona.
Projeto em 3D
Antes da cozinha ganhar forma, texturas e cores reais, o projeto foi apresentado aos clientes em forma de perspectiva eletrônica, esta imagem que vemos acima. Nesta imagem, os clientes puderam visualizar a proposta e o resultado desejado com o emprego de revestimento cimentício, a marca principal da cozinha, responsável pelo seu aspecto mais despojado e contemporâneo, além do layout, em forma de cozinha americana.
A cozinha de 8 m²
A proposta da cozinha é conceitual, baseada no aspecto contemporâneo e industrial do concreto. Portanto, as paredes ganharam revestimento cimentício e o piso foi revestido com porcelanato, que imita madeira. Ambos materiais de acabamento são ótimos para as áreas molhadas e fáceis de limpar. Logo, o projeto contemplou as duas questões primordiais, a funcionalidade e o aspecto visual.
As cores escuras são bem-vindas na decoração, inclusive da cozinha. A janela e a porta de vidro possibilitam a entrada da luz natural, evitando portanto que o ambiente ficasse muito escuro.
Luminárias
Apesar da preocupação e da prioridade com a funcionalidade e facilidade de limpeza e manutenção, não podemos deixar de ressaltar o cuidado com a estética da nova cozinha. Além da proposta conceitual personificada pelo uso do revestimento cimentício, o projeto também fez uso de soluções exclusivas e de acessórios de design contemporâneo, com destaque para as luminárias do ambiente, que combinam com a estética despojada do ambiente.
Reaproveitamento do armário de madeira
O projeto buscou empregar materiais de baixo custo e ótimo desempenho, além de empregar também móveis usados, já pertencentes aos proprietários, com destaque para o armário de madeira, com portas de vidro, que foi reaproveitado e instalado na nova cozinha, dialogando com o piso (que imita madeira), com as prateleiras, com as madeiras aparentes da estrutura da cobertura e dando um toque rústico ao ambiente.
Prateleiras
A proposta da cozinha é uma estética clean, com objetos e utensílios à mostra, visando a uma maior praticidade e economia. Ao invés de armários convencionais, o projeto fez uso de soluções simples e que otimizam o espaço, com destaque para as prateleiras de madeira, fixados numa estrutura de ferro pintada de preto, que servem para armazenar os objetos, que servirão também como peças decorativas.
Bancada de refeições
Outra solução que buscou otimizar o espaço da cozinha é a bancada de madeira fixado junto à parede, que serve de apoio para refeições rápidas ou como suporte para objetos ou área de preparo de refeições. Interessante notar, que os móveis suspensos salvam um espaço considerável, principalmente em espaços pequenos, e agregam muita praticidade, pois na hora da limpeza não é necessário mover nenhum móvel.
Créditos: Homify