O novo Volkswagen Polo 2018 foi lançado no Brasil no fim de setembro – modelo que surpreendeu positivamente no design e características técnicas, mas, sobretudo, na precificação inicial muito competitiva. Neste artigo vamos analisar se as versões com o motor 200 TSI e câmbio automático estão precificadas em valores módicos.

 Volkswagen Polo 2018 TSI Automático

Para analisar se o Polo 200 TSI Automático está barato, vamos comparar o preço de modelos similares com no mínimo as seguintes características: transmissão automática, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, sistema multimídia com capacidade de espelhamento de tela, rodas de alumínio e volante com comandos multifuncionais.

 Volkswagen Polo 2018 TSI Automático

Sendo assim, relacionamos no quadro abaixo os modelos de hatchs médios e compactos que reúnem tais características, em ordem de preço (do mais barato para o mais caro).

Modelo Preço Δ – Polo
Citroen C3 Automático R$ 61.490,00 R$ 3.700,00
Chevrolet Onix 1.4 LTZ Automático R$ 62.190,00 R$ 3.000,00
VW Polo 200 TSI Comfortline Automático R$ 65.190,00
Hyundai HB20 Premium Automático R$ 65.680,00 -R$ 490,00
Peugeot 208 1.6 Flex Automático Allure R$ 65.990,00 -R$ 800,00
Fiat Argo Precision 1.8 AT R$ 67.800,00 -R$ 2.610,00
Ford Fiesta Titanium Plus Powershift 1.6 R$ 73.090,00 -R$ 7.900,00
Polo 200 TSI Highline Completo R$ 73.440,00 -R$ 8.250,00
Peugeot 308 Griffe AT R$ 84.990,00 -R$ 19.800,00
Ford Focus SE Plus 2.0 AT R$ 92.190,00 -R$ 27.000,00
Chevrolet Cruze LT 1.4 AT R$ 92.990,00 -R$ 27.800,00

O preço médio (aritmético) da tabela acima é de R$ 66.895 reais, e o Polo Comfortline 200 TSI Automático é o terceiro mais barato, com seu preço em R$ 65.190 reais – R$ 1705 reais abaixo da média.

 Volkswagen Polo 2018 TSI Automático

Nesse valor, ele traz além dos itens básicos definimos acima, assistente para partida em aclive, 4 airbags, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR) e bloqueio eletrônico do diferencial.

 Volkswagen Polo 2018 TSI Automático

O modelo conta ainda com sensores de estacionamento traseiros, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch”, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e portas USB para carga, faróis de neblina com luz de conversão estática, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, ISOFIX.

GM Onix LTZ 1.4 Automático x VW Polo 200 TSI Comfortline Automático

Novo Polo x GM Onix - comparativo de preço

O Onix LTZ 1.4 Automático, que é R$3.000 reais mais barato que o Polo, não conta com controle de estabilidade e de tração, conta com apenas dois airbags, não oferece sensores de estacionamento e o volante de direção não tem ajuste de altura e profundidade, os faróis de neblina não tem função cornering lights.

Novo Polo x GM Onix - comparativo de preço

O Onix mede 3,93 metros (12 cm mais curto que o Polo) e seu entre-eixos de 2,52 metros é 4 cm menor. O porta-malas de 280 litros é 300 litros menor que o do Polo.

Hyundai HB20 1.6 Automático Premium x VW Polo 200 TSI Comfortline Automático

Novo Polo x Hyundai HB20 - comparativo de preço

O Hyundai H20 1.6 Automático Premium, é R$ 490 reais mais caro que o Polo 200 TSI Comfortline, e já traz 4 airbags e conta com ar-condicionado digital. Mas sua direção tem assistência hidráulica e ele não conta com controle de estabilidade e de tração.

Novo Polo x Hyundai HB20 - comparativo de preço

No aspecto dimensional, o HB20 é 16 cm menor que o Polo, tem entre-eixos 6 cm menor e é 7 cm mais estreito (1,75 cm no Polo, contra 1,68 metros do HB20. O espaço interno para passageiros é menor, com menos espaço para joelhos e pernas, mas o porta-malas é equivalente (300 litros).

Fiat Argo 1.8 Precision Automático x VW Polo 200 TSI Comfortline Automático

Novo Polo x Fiat Argo - comparativo de preço

O Argo 1.8 Precision Automático, por sua vez, já vem com controle de estabilidade e tração, mas fica devendo para o Polo os dois airbags laterais. No campo negativo o Argo, mesmo com o inconveniente (e caro) sistema start-stop de desligamento automático do motor em paradas temporárias, consome bem mais que o Polo, e anda menos.

Novo Polo x Fiat Argo - comparativo de preço

O Argo é maior que o Onix e HB20, mas é 6 cm menor em comprimento que o Polo, 4 cm menor em entre-eixos e 4 cm menor em largura. Fica devendo para o Polo em espaço para passageiros, mas se equivale em termos de porta-malas (300 litros).

Ford Focus 2.0 SE Powershift x VW Polo 200 TSI Comfortline Automático

Novo Polo x Ford Focus - comparativo de preço

O Focus SE 2.0 Powershift, por sua vez, é R$ 27 mil mais caro que o Polo de referência, mas tem como vantagens rodas de 17 polegadas, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), câmera de ré, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, bancos em couro, entre outros itens. Quem quiser um Polo com todos esses itens pagará R$ 73.440 reais – ainda assim R$ 19.100 reais a menos.

Novo Polo x Ford Focus - comparativo de preço

O Focus mede 4,36 metros (30 cm maior que o Polo), 2,65 metros de entre-eixos (9 cm a mais que o Polo) e sua largura de 1,83 metros é 8 cm maior que o VW. Nem por isso oferece melhor espaço interior, pois o projeto antigo do Ford não faz um bom aproveitamento espacial. O seu porta-malas tem 316 litros (16 a mais que o Polo).

GM Cruze LT 1.4 Automático x VW Polo 200 TSI Comfortline Automático

Novo Polo x Chevrolet Cruze Sport6 - comparativo de preço

Finalmente temos o Chevrolet Cruze Sport6 LT, R$ 19.550 reais mais caro que o Polo 200 TSI Highline Completo, com itens similares.

Novo Polo x Chevrolet Cruze Sport6 - comparativo de preço

O Cruze mede 4,48 metros de comprimento (42 cm maior que o Polo), distância entre-eixos de 2,7 metros (14 cm maior que o Polo) e largura de 1,8 metros (5 cm maior que o Polo). O porta-malas de 290 litros, porém, é 10 litros menor que o do VW.

Comparativo de consumo

Modelo
Motor
Câmbio
Consumo Etanol Consumo Gasolina
Média Gasolina
Cidade Estrada Cidade Estrada
VW Polo Highline 200-TSI Automática-6 8,0 9,7 11,6 14,1 12,7
Chevrolet Cruze Sport 1.4-16V Auto-6 7,6 9,3 11,3 13,6 12,3
Chevrolet Onix 1.4-8V Auto-6 7,7 8,6 11,2 12,6 11,8
Peugeot 308 1.6-16V Auto-6 7,2 8,9 10,6 12,9 11,6
Fiat Argo 1.8-18V Auto-6 7,1 9,5 10,1 13,2 11,5
Ford Focus 2.0 2.0-16V Powershift 6,7 9,2 9,7 13,0 11,2
Hyundai HB20 1.6-16V Auto-6 7,1 9,4 9,9 12,5 11,1

Conclusão

O Polo 200 TSI na versão Comfortline tem preço abaixo da média dos concorrentes. Entre os compactos, o único – além do Polo – que oferece controle de tração e estabilidade é o Argo, que é mais caro, menor, bebe mais e anda menos.

Entre os médios, o Focus tem o problema do câmbio Powershift – alvo de inúmeras reclamações, de modo que a alternativa seria o Cruze Sport6 LT, que é R$ 19.550 reais mais caro que o Polo mais caro que tem – Highline 200 TSI Automático + Pacote Tecnology.

Assim, conclui-se que de fato as versões com motor TSI e transmissão automática do Polo estão com preço “baixo” (estão baratos) – o que é uma possível explicação para o encerramento precoce do processo de pré-venda do carro, 10 dias antes do previsto, com 4.000 intenções de compra.

Créditos: Car.Blog